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4 de out. de 2022

MAPA - CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - 54/2022

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O tolueno (C7H8) é usado frequentemente como um solvente ou tíner para tintas à base de óleo. Alguns materiais estão disponíveis para serem usados em vestimentas protetoras (luvas) contra a exposição ao tolueno.
Com base nos limites à exposição ao ar estabelecidos pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA — Occupational Safety and Health Administration) dos Estados Unidos, a máxima taxa de exposição permissível ao tolueno é de aproximadamente 2 g/h. Os coeficientes de difusão e as concentrações superficiais para o tolueno nos seguintes materiais disponíveis para a produção das luvas são:
 

Material

Coeficiente de difusão, D (10-8 cm²/s)

Concentração Superficial, SA (g/cm³)

Espessura, l (cm)

Custo ($/par)

Multicamadas

0,0089

7,87

0,007

4,19

Álcool polivinílico

1,28

0,68

0,075

24

Borracha Viton

0,73

2,61

0,025

72

Borracha butílica

61

2,55

0,090

58

Borracha neoprene

64

3,53

0,075

3,35

Cloreto de polivinila

100

0,25

0,070

3,21

Borracha nitrílica

15

2,68

0,040

1,56

 
 
(a) Sabendo que um par de luvas de tamanho médio possui uma área superficial interna (A) de aproximadamente 800 cm², determine o tempo de desenvolvimento (em horas) e a taxa de exposição (em g/h) para cada um desses materiais. 

Equação para o cálculo do tempo de desenvolvimento (no numerador tem-se a espessura elevada ao quadrado):

Equação para o cálculo da taxa de exposição:

(b) Discuta quais desses materiais seriam apropriados para uso em luvas como vestimenta protetora contra à exposição ao tolueno.


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INSTRUÇÕES DE ENTREGA

- Este é um trabalho INDIVIDUAL.
- As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta (template) disponibilizado em Material da Disciplina;
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
- Após inteiramente respondido, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF.
Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
- Verifique se você está enviando o arquivo correto!
 
Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados. Escreva com suas palavras e certifique-se de que todos as referências foram citadas.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO
Não serão raras as críticas à indústria da moda acerca de questões sociais e ambientais. Com mais acesso à informação, o público está mais consciente, exigindo a sustentabilidade das marcas. Vale dizer que os impactos dos negócios da moda são relevantes e fazem parte de uma agenda pública global. Estima-se que a indústria da moda seja o segundo maior consumidor de água, segundo a Global Fashion Agenda (1,5 trilhão de litros por ano), por exemplo.


WEISE, A. Os impactos da indústria têxtil e da moda no meio ambiente. Aupa, 14 dez. 2020. Disponível em: https://aupa.com.br/os-impactos-da-industria-textil-e-da-moda-no-meio-ambiente/. Acesso em 12 ago 2022.

 
Visando mitigar e prevenir os impactos ambientais do setor, as indústrias têxteis vêm modernizando cada vez mais os seus processos e propondo soluções efetivas de tratamento de resíduos. Mas para que você entenda e faça parte deste universo como profissional, é necessário primeiro conhecer os principais processos envolvidos na fabricação de tecidos e roupas em geral.

Conhecendo o processo produtivo
A matéria-prima usada na indústria têxtil é sempre algum tipo de fibra, a partir da qual são produzidos fios, tecidos e posteriormente peças de roupas. Essas fibras podem ser tanto naturais, oriundas de plantas ou animais, quanto artificiais. Cada vez mais as indústrias têm investido na reciclagem dos resíduos de fibras para aproveitar ao máximo os recursos. As fibras geralmente são comercializadas na forma compactada e em embalagens de aproximadamente 200kg, e uma vez em estoque, vários processos são conduzidos, dentre eles:
Fiação: Essa etapa basicamente transforma fibras em fios, com os quais é possível iniciar a produção de um tecido propriamente dito. O processo se inicia com a preparação das fibras, que envolve a abertura (remove impurezas), a cardagem (faz mechas do material) e passadores, que uniformizam o peso e comprimento de cada unidade de comprimento a ser fiado. Após a preparação, as denominadas mechas podem ser fiadas de três maneiras diferentes: a fiação penteada, a fiação convencional e a fiação não convencional.
 Malharia e tecelagem: O objetivo dos dois processos é produzir um tecido plano a partir dos fios. A tecelagem é responsável por trançar os fios de trama (longitudinais) e urdume/urdidura (horizontais). Já a malharia obtém malhas a partir do entrelaçamento dos fios na mesma direção.
Beneficiamento: Nessa etapa, modificações físico-químicas, tais como tingimento, textura, brilho etc., são realizadas nos tecidos. O processo pode ser subdividido em 3 etapas: beneficiamento primário, beneficiamento secundário e acabamento, descritos a seguir:
Beneficiamento primário: De maneira simples, o beneficiamento primário é a preparação do tecido para que ele receba o tingimento e acabamento. Para isso são utilizados processos, como: desengomagem, chamuscagem, cozimento/purga, lavagem/purga, mercerização, fixação e alvejamento químico.
Beneficiamento secundário: Neste processo, o tecido é tingido total ou parcialmente (tingimento ou estampagem). O tingimento total é a dispersão de um corante em um meio líquido, no qual o tecido está submerso. Assim, a coloração é absorvida pelo tecido de forma homogênea. Já no tingimento parcial, aplica-se um corante sobre regiões específicas do tecido, formando figuras ou desenhos.
Acabamento: Nesta etapa, visa-se tornar o tecido mais adequado para o fim desejado. Isso envolve alguns processos, como a calandragem, flanelagem, lixamento, sanforização e fixação por vapor ou ar quente, aplicação de amaciantes, encorpantes, tratamentos anti-chamas, anti-rugas ou impermeabilizantes/resistentes a água.
 

MÃO NA MASSA!

Após conhecer os processos da indústria têxtil é possível identificar os potenciais impactos ambientais da operação da atividade. Uma vez identificados, a equipe responsável pela gestão ambiental necessita entender como estes impactos estão inseridos na legislação para então propor medidas de prevenção ou mitigação. Suponha que você faz parte desta equipe. Para realizar este estudo, siga as etapas a seguir.
 

Etapa 1: Identificação dos impactos ambientais
 
Faça uma pesquisa na internet e descreva três (3) impactos ambientais causados pela operação da indústria têxtil. Os impactos podem estar relacionados ao consumo de recursos naturais, geração e descarte de resíduos sólidos ou efluentes, emissões atmosféricas, ruídos etc.  Cite em quais etapas do processo produtivo estes impactos ocorrem e de que forma eles podem afetar o meio ambiente.
 
Etapa 2: Diretrizes legais

 
Muitos impactos ambientais estão inseridos na legislação brasileira, a qual estabelece parâmetros de monitoramento e controle e/ou diretrizes para a prevenção ou mitigação. Para obter a licença de operação, a equipe deve conhecer a legislação pertinente para que as atividades da indústria possam adequar-se a ela. Faça uma pesquisa sobre as leis, decretos ou resoluções nacionais que norteiam os impactos ambientais descritos na Etapa 1. Explique de que forma a legislação atua no controle ou prevenção destes impactos.
 
Segue alguns exemplos de normativas:
- Lei nº 9.433/1997 (sessão III);
- Lei nº 13.577/2009;
- Lei nº 12.305/10;
- Resolução CONAMA nº 430/2011;
- Resolução CONAMA nº 001/1990;
- Resolução CONAMA nº 003/1990;
- Resolução CONAMA nº 08/1990;
- Resolução do CONAMA nº 382/2006;
- NBR 10.004/2004;             
- NBR 10.151/1999;
- NR-15;
- NHO-08.
 

Etapa 3: Proposição de medidas de prevenção ou mitigação

Agora que você conhece os impactos ambientais e suas diretrizes legais, como última etapa, proponha medidas de prevenção ou mitigação dos impactos ambientais estudados na Etapa 1. Você pode se basear nas ações de empresas já existentes.  

MAPA - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54/2022

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ATIVIDADE 1 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE- 54/2021

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Fluidos refrigerantes são substâncias naturais ou sintéticas empregadas como veículos térmicos na realização dos ciclos de refrigeração. Um refrigerante satisfatório possui certas propriedades químicas, físicas e termodinâmicas que faz o seu uso seguro e econômico. No  entanto, não existe um refrigerante ideal. As largas diferenças entre as condições operacionais e as exigências das várias aplicações fazem com que o refrigerante ideal seja ainda, uma meta inalcançada pela humanidade. Para a primeira Atividade de Estudos desta disciplina, trabalharemos os fluidos refrigerantes e seus impactos na natureza ao longo do tempo.

A seguir você encontrará uma trilha de vídeos preparada especialmente sobre este assunto. É preciso que você assista a trilha na ordem em que ela aparece. Assista-a da maneira que você achar mais conveniente (tela cheia; com velocidade de reprodução acelerado; parando nos pontos que achar mais importante – o controle é todo seu). Visto todos os vídeos, você encontrará alguns exercícios para resolver. Vamos começar:

 

Trilha – O Fluido Refrigerante


Após essa contextualização, você encontrará abaixo duas perguntas a serem respondidas. Leia-as atentamente.

 

Questão 01: Escreva sobre a história do Protocolo de Montreal e em seguida, responda: o Protocolo foi bem ou mal sucedido? Pesquise e utilize referências que corroborem com as informações trazidas pela sua resposta.

Questão 02: Explique a diferença entre ODP e GWP e suas relações com os fluidos refrigerantes sintéticos e naturais trazidos na trilha de vídeos fornecida. Pesquise e utilize referências que corroborem com as informações mostradas nos vídeos em relação a este tópico.

 

Observações importantes – como colocar as referências utilizadas no final da questão ?

Todas as questões precisam ter embasamento teórico referenciado. Os vídeos servem como ponto de partida para que você pesquise fontes que comprove a veracidade daquilo que foi dito. No Brasil, é a ABNT NBR 6023 – Referências – Elaboração que se encarrega de impor as regras para referências. Cada tipo de referência é escrita de uma maneira própria, ou seja, a maneira com que eu faço a referência de um livro físico é diferente da maneira que referencio um artigo em um blog. Observe os exemplos a seguir:

 

- Exemplo de referência de livro com até três autores

TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio-Ambiente, 2. ed. São Paulo: Difel, 1980. 288p.

 - Exemplo de referência retirada da internet

LUSO, Eduarda; LOURENÇO, Paulo B.; ALMEIDA, Manuela. Breve História da teoria da conservação e do restauro. ESTiG  – Instituto Politécnico de Bragança. Braga, n.20, p. 31-44, 2004. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/1402. Acesso em 29 mar. 2019

 Observe que o exemplo de referência retirada da internet é muito parecido com o de um livro. A diferença é que precisamos colocar sempre o « Disponível em » seguido do link da página onde está aquela informação. Logo depois, também  precisamos acrescer o « Acesso em... » com a data que visitamos aquele link.

Existem várias maneiras de fazer uma referência, em virtude da natureza do material que está nos servindo de apoio, portanto, vale a pena dar uma conferida na ABNT NBR 6023.

ATIVIDADE 1 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE- 54/2021

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MAPA - ESOFT - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 54/2022

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Caro estudante,


Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.


Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Vamos iniciar nosso MAPA com uma provocação: você já passou dados indevidamente para alguém que não poderia ter acesso a eles? Não? Tem certeza? Cuidado! Você já pode ter sido vítima de um golpe e nem sabe. Acompanhe nosso Mapa: vai tratar sobre ataques de Engenharia Social.

Um caso muito famoso foi da varejista americana Target, que em 2013 foi vítima de um enorme ataque de engenharia social, onde os hackers tiveram acesso as informações de pagamento de 40 milhões de clientes. Os invasores se infiltraram usando um e-mail falso de uma empresa de refrigeradores parceira da Target. Os invasores instalaram malware nos computadores da empresa e esperaram alguém inserir as credenciais de login e ter acesso aos servidores da Target. A partir disso, os hackers conseguiram navegar pelos sistemas internos da empresa e encontrar vulnerabilidades para copiar os dados de pagamento das pessoas e exportá-los para um servidor externo.

Outro caso bem emblemático foi da fabricante de equipamentos de rede Ubiquiti Networks, que em 2015 perdeu nada menos que 39 milhões de dólares quando um hacker direcionou o ataque ao departamento financeiro, onde se passando por fornecedor, conseguiu convencer uma subsidiária do departamento financeiro da Ubiquiti a alterar os detalhes de pagamento, direcionando o dinheiro para a própria conta. Embora a empresa tenha perdido inicialmente mais de 47 milhões de dólares, ela ainda conseguiu recuperar 8 milhões. Pouco? Melhor do que nada!


Foi possível perceber que ambos os casos relatados acima tiveram em comum o uso de um método de ataque muito conhecido e extremamente perigoso, chamado Engenharia Social. Conforme você aprendeu em nossa disciplina, essa técnica se aproveita do fator humano, principalmente devido ao fato do ser humano confiar demais, para conseguir credenciais, acessos, informações sensíveis, entre diversos outros insumos que são utilizados para seguir com o ataque, seja para roubar ou sequestrar dados, derrubar serviços, sujar a imagem de uma empresa, guerras políticas e religiosas, dentre diversas outras razões.

Diante do cenário descrito acima, você precisa criar mecanismos de combate e mitigação do risco de ataques de Engenharia Social na sua empresa. Portanto, para esse MAPA, você deve desenvolver sobre esse tema, sugerindo ações de segurança que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a mitigação do risco do ataque de Engenharia Social. Descreva quais ações você sugere (cite no mínimo 3 ações), justificando a sua escolha e detalhando como elas podem ajudar a manter o ambiente de TI da empresa mais seguro contra esse método de ataque.


Além das informações acima, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da disciplina, aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontade para explorar o cenário em todas as suas possibilidades.


Atenção aluno: você não precisa apresentar sua resposta em tópicos da forma que foram estruturados acima, pois são apenas referências de perguntas que devem ser respondidas no seu MAPA.


Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.


Orientações:
•   Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
•   Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


Boa atividade!

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MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE II - 54/2022

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Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software II pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!



PROBLEMATIZAÇÃO

É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que  impactam na economia nacional. Devido a pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura,  entre outros.

Em 2021, a elevação de custos de produção nas atividades de agronegócio tem sido uma preocupação da Confederação. O setor agropecuário serviu como uma fonte de contenção aos prejuízos provocados pela Covid-19, mostrando-se um dos principais pilares produtivos do país. Atualmente, os efeitos da crise de suprimento de alimentos podem piorar dada a atual divisão geopolítica mundial provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade pois, cada vez mais, aumenta a procura global por produtores de insumos.  O Brasil tem, portanto, grande potencial para ocupar este espaço no mercado.

Nesse contexto, as organizações de agronegócios devem buscar por ferramentas que acompanhem esta necessidade de maior produtividade. Logo, o investimento em tecnologia é importante e a transformação digital tem sido um fenômeno que se funde à procura por inovação empresarial. Olhando para a automatização de processos, os gestores e as suas equipes de profissionais podem ter mais tempo e espaço para realizar funções com teor estratégico, deixando que as tarefas repetitivas sejam automatizadas.

Fontes:

https://tiinside.com.br/07/06/2021/o-agronegocio-e-a-urgencia-do-investimento-em-tecnologia/ 

https://www.poder360.com.br/agronegocio/agronegocio-brasileiro-tem-superavit-de-us-437-bi-em-2022/

https://www.economist.com/weeklyedition/2022-05-21 


Descrição do contexto

​Esta atividade visa que você aplique os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, principalmente os que estão relacionados à Tendências emergentes.
O objetivo é que você procure detectar soluções atuais que possam apoiar as organizações do agronegócio na automatização de seus processos. Para tal, você deve seguir os seguintes passos:

1. Escolher um setor do agronegócio - agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura,  entre outros - e identificar problemas neste setor que você pode construir uma solução tecnológica.

2. Fazer uma pesquisa na internet - por exemplo: LinkedIn, Google Acadêmico ou sites de empresas do agronegócio - usando as palavras-chave: "área de tecnologia" AND ("agronegócio" OR "X") onde X é o nome do setor escolhido por você no passo 1. Nesta busca, procure identificar soluções que possam lhe ajudar na especificação da sua solução.

Um exemplo, para situar, uma atividade muito importante na avicultura é o controle de temperatura dos galpões onde os frangos ficam. Esta atividade pode ser automatizada com apoio de tecnologia IoT: a temperatura é coletada por sensores e o sistema de refrigeração é ligado/desligado conforme padrões pré-estabelecidos.

Salienta-se que devem haver, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 Apps ou recursos tecnológicos que contribuam no setor ao qual você escolheu no passo 1. 


As soluções para o seu MAPA devem ser apresentadas conforme o formato abaixo.

Setor do Agronegócio

nome do setor escolhido

Problemas detectados

breve descrição sobre os problemas existentes nas pesquisas que você detectou

I - Nome App ou Recurso Tecnológico

Breve descrição da solução

Fonte da Informação, conforme ABNT

II - Nome App ou Recurso Tecnológico

Breve descrição da solução

Fonte da Informação, conforme ABNT

... min 3, max 5

 

Na sequência do seu MAPA, você deve apresentar a sua solução de forma que possa, preferencialmente, ser reutilizada por diferentes organizações do setor escolhido.

Salienta-se que esta proposta deve conter as principais necessidades e os requisitos funcionais e não-funcionais que serão necessários para satisfazer as necessidades detectadas no passo 1, conforme o formato abaixo:

Solução

Breve texto apresentado a solução (max 5 linhas) 

Requisito Funcional

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas) 

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito (max 2 linhas)

Requisito não-funcional

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas)

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas)



Como entregar a sua atividade:

-  Utilize o template para atividade MAPA que consta no Studeo.
-  Cole sua resolução para a atividade neste template.
 - Envie a sua atividade em .DOC ou PDF usando qualquer editor de textos.
 
Orientações:
• Esta é uma atividade que envolve solução criativa, portanto, evite compartilhar sua atividade com colegas para evitar cópias indevidas. Ao ser comprovadas respostas idênticas estas serão penalizadas com nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!


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