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24 de ago. de 2022

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022

  MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022

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PROBLEMATIZAÇÃO

É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que  impactam na economia nacional. Devido a pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura,  entre outros

Em 2021, a elevação de custos de produção nas atividades de agronegócio tem sido uma preocupação da Confederação. O setor agropecuário serviu como uma fonte de contenção aos prejuízos provocados pela covid-19, mostrando-se um dos principais pilares produtivos do país. Atualmente, os efeitos da crise de suprimento de alimentos podem piorar dada a atual divisão geopolítica mundial provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade pois, cada vez mais, aumenta a procura global por produtores de insumos.  O Brasil tem, portanto, grande potencial para ocupar este espaço no mercado.

Nesse contexto, as organizações de agronegócios devem buscar por ferramentas que acompanhem a necessidade de maior produtividade. Logo, o investimento em tecnologia é importante e a transformação digital tem sido um fenômeno que se funde à procura por inovação empresarial. Olhando para a automatização de processos, os gestores e as suas equipes de profissionais podem ter mais tempo e espaço para realizar funções com teor estratégico, deixando que as tarefas repetitivas sejam automatizadas.

Fontes:

https://tiinside.com.br/07/06/2021/o-agronegocio-e-a-urgencia-do-investimento-em-tecnologia/ 

https://www.poder360.com.br/agronegocio/agronegocio-brasileiro-tem-superavit-de-us-437-bi-em-2022/

https://www.economist.com/weeklyedition/2022-05-21 


ATIVIDADE MAPA 53/2022

Esta atividade visa que você aplique os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, principalmente os que estão relacionados à Reutilização de software e Tendências emergentes.

O objetivo é que você procure detectar soluções atuais que possam apoiar as organizações do agronegócio na automatização de seus processos. Para tal, você deve realizar três passos:

Passo 1) Escolher um setor do agronegócio - agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura,  entre outros - e identificar uma atividade neste setor que você pode automatizar.

Passo 2) Após, fazer uma pesquisa no Google Académico (https://scholar.google.com.br/?hl=pt, área de tecnologia e agronegócio) e procure identificar soluções que possam lhe ajudar na especificação da sua solução.

Como exemplo, para situar, uma atividade muito importante na avicultura é o controle de temperatura dos galpões onde os frangos ficam. Esta atividade pode ser automatizada com apoio de tecnologia IoT: a temperatura é coletada por sensores e o sistema de refrigeração é ligado/desligado conforme padrões pré-estabelecidos.

O seu MAPA deve seguir o formato do quadro a seguir. Salienta-se que devem haver, no mínimo 2 e no máximo 5 Apps ou recursos tecnológicos que contribuam para a construção da sua solução. 

Setor do Agronegócio

resposta

Problema detectado

resposta

Nome App ou Recurso Tecnológico: resposta

Breve descrição da solução, salientando os requisitos funcionais e não-funcionais

Fonte da Informação: resposta

Nome App ou Recurso Tecnológico: resposta

Breve descrição da solução, salientando os requisitos funcionais e não-funcionais

Fonte da Informação: resposta

...

 

Passo 3) Na sequência do seu MAPA, você deve apresentar a sua solução de forma que possa, preferencialmente, ser reutilizada por diferentes organizações do setor escolhido. Salienta-se que esta proposta deve conter as principais necessidades e os requisitos funcionais não-funcionais que serão necessários para satisfazer as necessidades detectadas, conforme o quadro abaixo:

Solução

Breve texto apresentado a solução (max 5 linhas) 

Requisito Funcional

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas) 

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito (max 2 linhas)

Requisito não-funcional

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas)

NomeRequisito : breve texto apresentado o requisito  (max 2 linhas)


​O documento a ser enviado pode ser no formato do word (.doc) ou em .pdf.

  MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022

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ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022

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Certas falhas podem resultar em danos mais sérios e significativos em sistemas críticos, como perdas econômicas ou danos físicos para pessoas ou negócios (HUZITA; FREITAS, 2019). As falhas podem acontecer porque os requisitos funcionais não foram bem elaborados durante o processo de desenvolvimento de software. Contudo, falhas também podem ocorrer porque os requisitos não funcionais não foram bem planejados/implementados. Para tal, é importante reconhecer quais são os requisistos não funcionais que devem ser refletidos, para ver a necessidade de estes fazerem parte do projeto de, principalmente, sistemas críticos.

Tópicos Especiais. Elisa Hatsue Moriya Huzita; Janaína Aparecida de Freitas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.

Esta atividade pretende que você apresente quatro (4) requisistos não-funcionais de forma que:
- dois (2) sejam requisitos de produto;
- um (1) seja requisito organizacional;
- um (1) seja requisito externo, conforme apresentado na Figura abaixo.

Não se esqueça de apresentar a(s) fonte(s) de pesquisa que você utilizou para construir esta resposta, seguindo as normas ABNT.

ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 53/2022

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MAPA - ADS - PROGRAMAÇÃO II - 53/2022

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Um professor de matemática pede a você que ajude a criar um programa que auxilie na resolução das operações em equação do segundo grau completas. Para isso ele pede que você crie um programa em que os alunos informem os 3 valores e o programa calcule a equação de segundo grau. O professor espera que o aluno tenha um entendimento claro do que está sendo solicitado e para isso ele quer que o programa solicite as variáveis da seguinte forma:

Etapa 1 
Informe o valor de ‘a’
Informe o valor de ‘b’
Informe o valor de ‘c’

Etapa 2
E como resposta, após o cálculo ele espera que o programa responda:
O valor de delta é: ??????
O valor de x1 é: ??????
O valor de x2 é: ??????

Agora se o delta for negativo ele espera a seguinte resposta:
O valor de delta é: ??????
Não existem raízes reais.
 
Para esta atividade mapa você pode utilizar a função Math.pow(x,2) para elevar a variável ‘x’ ao quadrado, e a função Math.sqrt(x) para calcular a raiz quadrada de ‘x’. Se utilizar outras variáveis é só substituir a variável x pela sua correspondente. Importante é que você deve utilizar exceção para quando não existir uma raiz real usando o seguinte método estático para cálculo do delta

    private static double calcularDelta(int a, int b, int c) throws IllegalArgumentException{
        double delta = Math.pow(b,2) - 4*a*c;
        if (delta<0) {
            throw new IllegalArgumentException("Delta é: "+delta+"\nNão existem raízes reais.");
        }
        return delta;
    }

​Lembrando que o cálculo do x1 e x2 pode ser realizado pelas fórmulas:
double x1 = (-b + Math.sqrt(delta)) / (2 * a);
double x2 = (-b - Math.sqrt(delta)) / (2 * a);

Você deverá enviar apenas sua CLASSE (código em JAVA) em formato de texto, ou seja, para esta atividade não será necessário o envio de arquivos.
Basta publicar a CLASSE como texto simples no espaço indicado.

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ATIVIDADE 1 - ADS - PROGRAMAÇÃO II - 53/2022

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QUESTÃO 1

Você pode verificar que estudar programação possibilita criar operações simples e complexas utilizando as estruturas de controle, seleção e repetição. No qual estas estruturas permitem que os programas produzam o melhor resultado: escalabilidade. Para esta atividade você deverá criar um programa em java para calcular e mostrar a média da soma dos números impares entre 1 e 1000 (inclusive) usando while.

Você deverá enviar apenas sua CLASSE (código em JAVA) em formato de texto, ou seja, para esta atividade não será necessário o envio de arquivos.
Basta publicar a CLASSE como texto simples no espaço indicado.

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22 de jul. de 2022

MAPA - REDES - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO – 53/2022

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Prezado estudante, Temos por certo que os desafios contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

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Iniciamos esta atividade trazendo uma pergunta: você sabe o que é BI (Business Intelligence) e como este conceito pode apoiar o processo de tomada de decisão? É possível que você já tenha lido sobre o assunto, mas antes de começarmos a falar sobre isso, convido-o a assistir um vídeo que exemplifica com muita clareza o que é e como funciona o BI. Acesse o link a seguir para assistir ao vídeo proposto: O que é BI (Business Intelligence) | 06 Dicas Simples de Como Funciona : https://www.youtube.com/watch?v=NlnCPVizGrY.

O Business Intelligence (BI) oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio. Por oferecer apoio nas decisões de forma inteligente e por meio de um processo de captação de dados, o Business Intelligence (BI) permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado de acordo com o seu próprio negócio. Entender o que é Business Intelligence ajuda a entrar nesse universo. (Fonte: Know Solutions. . Acesso em: 15/06/2022.)

Com base neste contexto inicial, leia o cenário desenhado abaixo. Posicione-se como um futuro profissional em ciências de dados e e realize ao que é solicitado.

Uma empresa de venda de imóveis da cidade de Maringá decidiu automatizar os seus sistemas e suas coletas de dados de uma forma mais rápida e precisa. Além da agilidade ela decidiu coletar informações suficientes para que fosse possível determinar o valor de um imóvel com facilidade e rapidez.

Tendo esses critérios e sapiência sobre (BI), essa empresa lhe procurou a fim de que fosse atendido todas as suas exigências impostas acima, no menor tempo possível.

 Foi coletado um total de 123 dados de residências de diversos padrões, tamanhos e localizações e foram dispostos em uma planilha de dados. A primeira informação que lhe foi passada é que a área privativa do imóvel era a grande responsável pela determinação do valor final da edificação.

Diante dessa informação, você decidiu separar essas áreas fornecidas em 3 grupos onde cada valor representa a área privativa da edificação, são eles: A= 50; 150 B= 100; 250 C= 200; 380

Com base nesse cenário descrito responda:

 i) Faça o diagrama de Venn desses conjuntos determinando suas interseções e conjunto Universo e posteriormente a isso determine:

 a) Quantos e quais são os dados que estão no conjunto A.

 b) Quantos são os dados que estão no conjunto A ^ B.

 c) Quantos são os dados que estão no conjunto A ^ B ^ C.

d) Qual é o diagrama de Venn dessa situação.

 

ii) Determine a partir dos dados coletados:

a) Gráfico de Dispersão.

b) A inclinação do gráfico ou coeficiente angular.

c) O Intersepto ou coeficiente linear.

 d) A equação do gráfico.

e) O valor do imóvel que possui 67m2 de área privativa.

 iii) Seja:

 A = Área Privativa

B = Padrão da Edificação

C = Conservação da edificação

D = Valor Final

Você como um experiente programador decidiu determinar uma expressão lógica que exemplificasse como cada uma dessas variáveis influenciam no valor final da edificação, chegando a seguinte expressão lógica:

( A B ) ( A C ) → D

 Demostre através da tabela verdade a veracidade de seu argumento lógico e diga em quais linhas a expressão será verdadeira. (Comece os cálculos com V).

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