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19 de jul. de 2022

ATIVIDADE 1 - RH - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 53/2022

 

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Transmitir ideias, mensagens, informações e dados de maneira correta e adequada, é um dos fatores mais importantes que cooperam para o sucesso de uma organização, e isso só é alcançado, quando a comunicação é bem realizada. Neste sentido, a comunicação organizacional precisa ser assertiva, ou seja, eficiente e eficaz, o que implica entregar a mensagem com o mínimo de esforço, sem desperdício, da forma mais correta e inteligente possível, visando conseguir o melhor resultado de acordo com os objetivos predefinidos. Logo, para evitar algumas barreiras na comunicação é preciso estar atento aos possíveis ruídos que podem surgir durante o processo, ou seja, tudo aquilo que distorce, atrapalha ou modifica o fluir da mensagem em qualquer fase do processo de comunicação.

 

SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2020 (Adaptado).

Falando sobre barreiras na comunicação, logo no início da semana, Gregório, Gerente de Projetos da empresa GRH Company, solicitou à Analista Thatiane para elaborar um layout protótipo para um painel de gerenciamento de estoques. Como se tratava de uma atividade corriqueira do Setor de Projetos, prontamente Thatiane iniciou o trabalho e, ao fim da tarde, apresentou a Gregório o painel solicitado. Neste momento, o Gerente de Projetos, informou que a ideia apresentada não atendia ao que estava pensando, pois, faltava alguns detalhes e botões de comando específicos.

Porém, tudo o que Gregório apontou como item faltante no referido protótipo, não havia sido solicitado ou mencionado pelo mesmo, desconsiderando que se tratavam de itens específicos e que saíam fora das práticas comuns desse tipo de trabalho, ou seja, o gerente de projetos havia suposto que a analista já saberia de tais detalhes omitidos, e acabou não passando algumas informações importantes, nem se certificando de que a mensagem havia sido compreendida de maneira adequada, o que levou a um retrabalho.  

Elaborado pelo professor, 2022.

 

Em posse da leitura do case acima e, considerando os estudos da disciplina, identifique no case e descreva as duas barreiras que ocorreram durante a comunicação entre o Gerente de Projetos Gregório e a Analista Thatiane.

 Orientações importantes:

- Assista o Vídeo de Orientações da atividade. Copie e cole o link no seu

Navegador: https://youtu.be/ezxb3Hg3_LA

- Faça a leitura da Unidade 1 do livro didático da disciplina.

- A sua resposta deve ter entre 5 a 12 linhas, mas lembre-se, o mais importante é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando da atividade.

- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.

- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário

Anexar formulário).

Boa atividade!

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MAPA - RH - RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS - 53/2022

 

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Olá, acadêmico(a) de Gestão de Recursos Humanos! 

 

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio proposto!

Para Délio Maranhão (1993) o Contrato de Trabalho é todo aquele pelo qual uma pessoa se obriga a uma prestação de serviço em favor de outra. Ou seja, é o negócio jurídico de direito privado pelo qual uma pessoa física, que é o empregado, se obriga à uma prestação pessoal, subordinada e não eventual de serviço, onde sua força de trabalho acaba sendo colocada à disposição de outra pessoa, que pode ser física ou jurídica, e que assumirá os riscos do empreendimento econômico, que é o caso do empregador, ou ainda de quem é a este legalmente equiparado, obrigando-se assim ao pagamento de uma contraprestação, que é o salário. O que se pode concluir aqui é que o Contrato de Trabalho acaba resultando da soma dos requisitos caracterizadores da relação de emprego, ou seja, é uma convenção expressa ou tácita, pela qual uma pessoa física presta serviços a outra (pessoa física ou jurídica) de forma subordinada e não eventual, mediante o pagamento de um salário e sem correr os riscos do negócio, de forma continuada.

LOPES, Mariane Helena. Relações trabalhistas e previdenciárias. Maringá - Pr.: Unicesumar, 2021.

Diante do texto exposto, imagine a seguinte situação:

 

Joana Ramalho, trabalhou por 15 anos em uma empresa, desenvolvendo a atividade de gerente de relacionamento com cliente. Após esse período a empresa passou por várias mudanças e identificou que não havia mais necessidade das atividades desenvolvidas por ela.

Com isso, Joana acabou dispensada das atividades até então desempenhadas. Devido algumas circunstâncias mercadológicas Joana encontrou algumas dificuldades e obstáculos para se recolocar no Mercado de Trabalho, mas não desistiu e continuou buscando uma recolocação.

Com objetivo de uma nova atividade, Joana encontrou a seguinte oportunidade, na qual se interessou e enviou o seu currículo:

 

Descrição do Anúncio da VAGA:

Empresa: JLW – Cosméticos.

Atividade: Suporte online para consumidores de produtos de Beleza.

Dia e horário de trabalho: Alternância de períodos de prestação de serviços, conforme solicitação da empresa.

CTPS : A atividade de trabalho será anotada na CLT.

Salário: A combinar.

 

Joana está com grandes expectativas mediante a esta vaga, no entanto, essa nova modalidade gerou insegurança, pois não tem nenhuma garantia da quantidade mínima de trabalho por mês ou de quantos meses irá trabalhar no ano e, ainda que fique à disposição dos chamados do empregador, tal período não é computado como tempo de serviço, não sendo aplicada pelo período de inatividade o disposto no art. 4º da

CLT, e como vantagem para ela, podendo ainda trabalhar para outros empregadores.

A JLW – Cosméticos recebeu vários currículos para a vaga, e se interessou muito pelo perfil de Joana, convidando-a para este processo seletivo.

 Agora você é o Analista de Recrutamento e Seleção da JLW – Cosméticos, responsável por este processo seletivo e deverá esclarecer os seguintes pontos para a Candidata, conforme as leis contidas na CLT 452.

 

1 - Qual o tipo de contrato oferecido pela empresa JLW, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e qual o seu principal objetivo.

2 - Conceitue, como funciona a Jornada de trabalho do modelo de contrato oferecido pela empresa JLW.

3 - De que forma funciona o período de férias e remuneração para esta modalidade de contrato.

4 -  Relacione e comente para Joana, 3 pontos positivos do contrato de trabalho ofertado para a vaga de Suporte online, para o empregado e o empregador de acordo com a CLT:.

 

ORIENTAÇÕES:

Para realizar esta atividade você deverá:

 - Assistir ao Vídeo de Orientações da atividade pelo link (copie e cole em seu navegador): https://youtu.be/9d68mUcPSc4

- Para desenvolver a atividade acesse também os materiais de apoio disponíveis no ambiente da disciplina;

- Baixar e salvar o arquivo "Formulário MAPA ", disponível no Material da Disciplina; responder os campos solicitados no arquivo; Observe as instruções contidas no formulário;

- Atente-se para citações de acordo com o manual de normas ABNT/UNICESUMAR;

- O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

- Postar/enviar no campo da atividade MAPA no ambiente da disciplina;

Boas reflexões!



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O número de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado – diga se 2020 - caiu 6,2% em relação a 2019. O fechamento das agências da Previdência Social em razão da pandemia, levando ao fim das perícias médicas de março a setembro, ajudou a explicar a queda, que foi puxada principalmente pela redução de 51% no pagamento de novas aposentadorias por incapacidade permanente — também chamadas de aposentadoria por invalidez. O problema continuou mesmo após a reabertura das agências, quando os médicos peritos se recusaram a voltar às atividades presenciais, alegando que as unidades não atendiam às condições necessárias para funcionar durante a crise sanitária.

Das 1.562 agências do INSS no país, apenas 1.176 estão abertas atualmente (2019), sendo que apenas 564 unidades têm o serviço de perícia médica, segundo a Secretaria de Previdência Social.

Advogado especializado em Direito Previdenciário, João Badari afirma que a falta de perícias fez com que muitas pessoas desistissem de dar entrada nos benefícios por incapacidade enquanto as agências estivessem fechadas. Além disso, o desconhecimento de como fazer o início do processo administrativo via contato telefônico e a possibilidade de encaminhar documentação via remota dificultou ainda mais. Até porque, como sabemos e é a realidade do nosso país, nem todos tem acesso a uma internet ou um meio digital para enviar os documentos que seriam necessários.

 "Grande parte não sabia que era possível enviar os documentos de forma remota, pelo Meu INSS (portal ou aplicativo). E muitos não queriam também. Preferiram esperar as agências reabrirem, até porque a toda hora o INSS anunciava que iria reabrir, e isso não acontecia", salienta.

É o caso do segurança José Bezerra, de 56 anos, diagnosticado em julho de 2020 com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ele deu entrada na aposentadoria por invalidez, mas por causa do fechamento das agências, ficou meses sem conseguir agendar a perícia médica.

Por não ter acesso à internet para enviar os atestados médicos, o atendimento presencial era a única opção de Bezerra. Sem renda, ele precisou da ajuda de pessoas próximas para conseguir se sustentar durante esse tempo. Igor Rocha, um dos amigos do segurança, contou que eles chegaram a fazer uma vaquinha virtual para ajudá-lo a sustentar a mulher e o filho, devido à demora em conseguir a liberação do benefício.

Constantemente temos acompanhado inúmeras mudanças com relação a Previdência Social em razão da pandemia do COVID-19, bem como em razão das mudanças pelas quais a sociedade v em passando (estrutura familiar, expectativa de vida, condições de trabalho, requisitos mínimos de segurança para realização de suas atividades laborais). De acordo com o que se vem acompanhando pelos veículos de comunicação, algumas mudanças ficaram até mesmo na incerteza se haveria e como deveria ser. Uma delas, nos últimos tempos está relacionada a aposentadoria por invalidez e ao benefício por auxílio-doença.

Diante deste contexto e dos estudos realizados nesta disciplina, conceitue os itens relacionados abaixo descrevendo também os seus requisitos:

1) Aposentadoria por incapacidade permanente;

2) Auxílio por incapacidade temporária.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

-Realize uma leitura cuidadosa da Unidade 5 do Livro da Disciplina.

- Assista as orientações desta atividade, através do link (copie e cole em seu navegador): 

 https://youtu.be/-2QYxzKqEQo

-Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.

- Certifique-se que respondeu a atividade por completo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

-Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens, etc.

-Cópias de textos da internet sem a devida citação, será considerado como cópia indevida.

Bons estudos!

 

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MAPA - GCOM - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53/2022

 

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QUESTÃO 1

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos!

Para isso, você precisa cumprir três etapas:

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;

Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;

Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio  

 

A Transportadora RodoFast possui uma frota de 47 caminhões Mercedes-Benz Atego 2426 6x2 Plataforma V1 19 refrigerados.

 

A RodoFast é especializada no transporte de hortifrutigranjeiros na região da Grande São Paulo. Ela basicamente transporta produtos de cooperativas, associações, e propriedades de grandes produtores do estado, levando-os para a CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

Ela é administrada pelos irmãos João e José. João é responsável pela parte financeira e administrativa. José cuida da parte comercial e de relacionamento com os clientes. A seguir o organograma da mesma.


SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema

 

E os dois irmãos João e José, proprietários com 50% de participação cada um na RodoFast, estão com intenções de sistematizar o planejamento de curto e longo prazo e consequentemente a implantação do orçamento empresarial.

Com base na descrição da atividade desenvolvida, um pouco da estrutura e Organograma, e levando em consideração as possíveis peças orçamentárias de um orçamento administrativo, responda, justificando cada um dos questionamentos:

a) É inquestionável a necessidade da existência de um orçamento de vendas. Entre os métodos de estimação de vendas, indique dois mais adequados, face a atividade desenvolvida pelo empreendimento.

b) Não existindo um processo de fabricação/produção, ou seja, um produto ou mercadoria, existe a necessidade de um orçamento para se estimar os custos?

c) Tendo em vista que o empreendimento é um prestador de serviços, a determinação de uma política de estoques é relevante?

d) Neste tipo de empreendimento, existe a necessidade de se orçar as despesas operacionais?

e) Tendo em vista que o empreendimento é um prestador de serviços, é necessário se efetuar o orçamento de investimentos?

TERCERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade

- Utilizar o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

- Seguir as orientações do MAPA inseridas no Formulário Padrão.

- Assistir o vídeo explicativo do MAPA antes de elaborar a sua resposta.

- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente desconsideradas e a atividade zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

- Qualquer dúvida, entre em contato com o (a) professor (a) mediador (a).

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QUESTÃO 1

A área comercial se encontra entre as mais importantes da sua empresa. Por melhores ou mais inovadores que sejam os produtos ou serviços comercializados por ela, é impossível crescer e se sustentar no mercado sem uma equipe de vendas bem treinada e alinhada com os objetivos da companhia. Por isso, a gestão comercial é fundamental. O setor comercial é o responsável por compreender e gerenciar as expectativas dos futuros clientes, com o objetivo de guiá-los pela melhor jornada de compra possível — oferecendo uma experiência que garanta não somente a atração, mas a fidelização também. Por causa dessa responsabilidade, há quem considere a gestão comercial como um simples método de contratação e de estabelecimento de metas. Saiba que não é.

 

PROCENGE. Gestão comercial: planejamento e eficiência nos processos. Disponível em: https://procenge.com.br/blog/gestao-comercial-e-eficiencia-nos-processos/.

Acesso em: 06 de Jun. 2022.

A gestão comercial, atrelada ao planejamento orçamentário, mostra que todos os administradores planejam.

Não é possível conceber qualquer tipo de organização cujos líderes não dediquem alguma atenção aos seus objetivos, assim como aos meios mais eficientes para atingi-los. Um grupo de pessoas operando sem qualquer plano constitui, meramente, uma massa incoerente e sem direção, jamais uma organização.

 

Sendo assim, o planejamento orçamentário, dentro de uma gestão comercial, é parte fundamental no negócio. Tendo em vista sua origem nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis 

Desta forma, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir:

a) Com base nos conceitos apresentados, considerando que o planejamento é função de todo gestor, descreva cinco(5) características consideradas fundamentais para um bom planejamento.

b) Quando falamos de planejamento, estamos nos referindo e direcionando nossos olhares para o futuro, visto que existem alguns motivos primordiais para se planejar. Desse modo, discorra sobre a economia em operação e como evitar a mortalidade organizacional.

Orientações para a realização desta Atividade:

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.

- Lembre-se, é uma atividade discursiva, portanto deverá redigir um texto argumentativo e fundamentado nos conceitos aprendidos.

- Ao utilizar partes do livro da disciplina ou outros materiais para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.

- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.

- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.

- Dúvidas, fale com o(a) Professor(a) Mediador(a).

Bom trabalho!

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