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7 de jun. de 2022

MAPA - REDES - Algoritmo e Lógica da Programação 2 52/2022

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MAPA - REDES - Algoritmo e Lógica da Programação 2  52/2022



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1ª QUESTÃO

Os trabalhos remotos deram um salto devido a pandemia no ano de 2021, por isso muitas empresas tiveram que rever toda sua estrutura de redes para suportar as conexões de seus funcionários dos mais diversos lugares do mundo. Isso se torna possível através do uso de VPN que significa Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada. Como o nome mesmo sugere, este tipo de conexão permite o tráfego privado de dados entre dois ou mais pontos remotos, por meio de uma rede pública virtual (internet). Em resumo o funcionário consegue simular a rede da empresa a partir do trabalho remoto em qualquer lugar do mundo.

 

Agora imagine que você faz parte da área de tecnologia de uma empresa que precisou criar uma estrutura de VPN para que seus funcionários pudessem trabalhar em Home Office. Você foi designado para criar um programa em C que faça o cadastro de dados dos usuários da VPN.
Os dados necessários para utilização da VPN são:

- Código (você irá controlar o código, não deve ser digitado)

- Nome

- Email

- Senha

 

O programa deve ser capaz de cadastrar os usuários e listar usuarios. O programa deverá ter o seguinte menu de utilização

1 - Cadastrar Usuário

2 - Listar Usuário

3 - Sair

 

Para listagem deverá sair no seguinte formato de exemplo

Código: 0

Nome: Rogerio Napoleao Jr.

Email: rogerionj@gmail.com

Senha: 1234

        ======================================

Código: 1

Nome: Joao da Silva

Email: joao@dasilva.com.br

Senha: 1111

 

Utilize os mais variados recursos aprendidos na disciplina. Seja criativo, não se prenda a uma unica forma de resolver este problema. 

 

Logo após envie o código em C.

 

A sua atividade MAPA deve ser entregue em um arquivo de código fonte para linguagem C (extensão .c).

 

Algumas funções que serão úteis durante o desenvolvimento do programa:

 

* system(“pause”) – chamada de sistema que “pausa” o programa e o faz aguardar pelo usuário;

* system(“cls”) – chamada de sistema que limpa os caracteres que foram impressos na tela anteriormente;

* fflush(stdin) – limpar o buffer do teclado. Essa função deve sempre ser utilizada após ter utilizado alguma função de entrada de dados como o scanf, gets, etc. Isso se dá pois em algumas situações o buffer do teclado mantém “lixo de memória”, prejudicando a próxima operação de entrada do programa;

* A função setlocale(LC_ALL, "Portuguese") da biblioteca locale.h pode ser útil, caso você queira que os acentos e pontuações da língua portuguesa sejam impressos corretamente.

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ATIVIDADE 1 - REDES - Algoritmo e Lógica da Programação 2 52/2022

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1ª QUESTÃO

Em um programa desenvolvido na Linguagem C, foi solicitado que o desenvolvedor criasse uma lógica que calculasse a média de três notas, entretanto o usuário acusa que o programa está com problema, pois ao digitar as 3 notas, o valor da média não bate com valor esperado. Observe o código desenvolvido pelo programador e aponte em que linhas podem conter os erros que estejam calculando a média de forma inesperada, justificando o erro. Logo após a identificação das linhas e justificativa do erro indique qual a correção que deverá ser feita no código para que o cálculo fique correto.


01 - #include <stdio.h>

02 - int main(int argc, char const *argv[]){
03 -     float p1, p2, p3, media = 0.0;

04 -     printf("Digite a nota 1\n");

05 -     scanf("%f", &p1);

06 -     printf("Digite a nota 2\n");

07 -     scanf("%f", &p1);

08 -     printf("Digite a nota 3\n");

09 -     scanf("%f", &p1);

10 -    

11 -     media = (p1+p2+p3)/3;

12 - 

13 -     printf("Média calculada %f", media);

14 -   

15 -    return 0;

16 - }

 


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ATIVIDADE 1 - TI - Algoritmo e Lógica da Programação 2 52/2022

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1ª QUESTÃO

Problemas diversos são solucionados com base na implementação de algoritmos que são elaborados como forma de tentar oferecer meios computacionais para que seja possível automatizar processos manuais. Nas últimas décadas foram produzidos muitos softwares que convertem algoritmos em código (por meio de alguma linguagem de programação), e uma tarefa bastante comum é realizar a manutenção destes, seja para ajustes ou modificações necessárias como cálculos atualizados ou novos recursos necessários.

Considerando o contexto acima, o código a seguir servirá de base para os questionamentos a serem respondidos nesta atividade. Analise atentamente o código:

#include <stdio.h>

#include <locale.h>

#include <stdlib.h>

float calcula (float a, float b, char c)

{

      float resultado;

      switch (c)

      {

             case '+' :

resultado = (a+b);

                             break;

             case '-' :

resultado = (a-b);

                             break;

             case '*' :

resultado = (a*b);

                             break;

             case '/' :

resultado = (a/b);

                             break;

             default :

return (0);

                             break;

      }

      return (resultado);

}

int main ()

{

    float op1, op2, resposta;

    char sinal, opcao;

    setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

    do {

      system("cls");

      printf ("\nDigite o primeiro valor: ");

      scanf ("%f", &op1);

      printf ("\nDigite o segundo valor: ");

      scanf ("%f", &op2);

      printf ("\nDigite a operação (+ - * /): ");

      sinal = getch();

      resposta = calcula (op1, op2, sinal);

      printf ("\nResultado: %.2f", resposta);

      printf ("\n\n Deseja continuar (s/n): ");

      scanf (" %c", &opcao);

    } while (opcao == 'S' || opcao == 's');

}

A partir da análise do código, observe e responda as perguntas, enviando suas respostas como anexo, mas não se esqueça de identificar cada resposta numerando-as de acordo com cada pergunta sendo respondida.

1. Qual a finalidade do software que pode ser gerado a partir desse código?

2. Quantas estruturas de controle existem no código? E quais os comandos utilizados em cada uma?

3. Quantas estruturas de dados são utilizadas no código para que possa funcionar como esperado? São de que tipo?

4. Existe um pequeno defeito no código que gera um problema previsível no momento da execução do mesmo que é a divisão por zero, que por definição matemática, não possui resposta. Dê uma sugestão que possa auxiliar na solução deste problema.

​ORIENTAÇÕES:

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

Em caso de dúvidas, mantenha contato com a mediação.

Bons estudos.



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MAPA - TI - EMPREENDEDORISMO - 52/2022

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1ª QUESTÃO

Olá prezado aluno (a), tudo bem?
Chegamos ao mapa da nossa disciplina, e neste momento vamos fazer uma atividade muito bacana, pois vamos modelar o nosso negócio.
Nesta nossa atividade gostaria de propor a você a criação de um modelo de negócio do tipo canvas, para uma Startup. Para isso gostaria que você lê-se o material de apoio sobre as características de um startup.
Nessa nossa atividade você deve encontrar uma solução que atenda as demandas de empresas de prestação de serviço voltadas a estudantes e apresente uma possível solução como oportunidade de geração de valor.
Neste sentido você deve:
Ver o Material de apoio;
Analisar a situação problema;
Acessar e compreender a ferramenta Sebrae Canvas;
Apresentar uma ideia de solução para o problema apresentado utilizando como base o Modelo de Negócios Canvas utilizando a ferramenta do Sebrae Canvas.
 
Material de apoio
O que é uma Startup - Disponível em <https://tinyurl.com/y56s7zyu>
17 Statups que estão revolucionando o Mercado da Educação no Brasil – Disponível em <https://insights.liga.ventures/inovacao/startups-de-educacao/>
Cartilha Sebrae Modelo de Negócios Canvas – Disponível em <https://tinyurl.com/335dtb7b>
Ferramenta Sebrae Canvas – Disponível em <https://tinyurl.com/2s3j752r>
 
 
Situação Problema
De Acordo com a revista exame (https://exame.com/pme/empreendedorismo-no-brasil-dispara-e-hora-de-abrir-o-proprio-negocio/ ) o número de empreendimentos abertos no Brasil em 2020 teve um salto positivo de mais de 2,3 milhões, ou seja, muito mais negócios foram abertos dos que aqueles que tiveram suas atividades encerradas. A maior parte dessas empresas se refere ao setor de serviços.
Ainda segundo a mesma fonte (https://exame.com/pme/numero-de-empresas-de-tecnologia-no-brasil-cresce/), apesar de ter tido um aumento de 55% em comparação com 2019, o número de empresas de tecnologia que abriram suas portas foi de apenas 85 mil frente ao mais de três milhões de empreendimentos.
De acordo com o site Canaltech a criação de Startups de Educação cresceu 28% durante a pandemia e receberam um aporte financeiro de US$525,6 milhões em 2021. Com uma tendência de crescimento para os próximos anos.
Assim podemos observar com esses números que muitas oportunidades podem surgir.
O setor de aplicativos móveis nunca esteve tão aquecido, pensando na alta demanda que estes novos negócios de serviços poderão necessitar, desenvolva um modelo de negócios do tipo canvas, de um aplicativo de delivery que atenda um ou mais negócios de serviços.
Agora é com você
A partir da situação problema apresentada, desenvolva um modelo de negócio de um startup, de um aplicativo móvel, pensando na alta demanda que estes novos negócios da área da educação poderão necessitar, desenvolva um modelo de negócios do tipo canvas.
Para a sua solução você precisará responder as seguintes questões?
Escreva em texto entre 10 e 15 linhas apresentando a ideia da sua proposta, falando do problema a ser resolvido e das oportunidades que você identificou.
Qual é a sua proposta de Valor?
Como será o seu relacionando com o seu cliente?
Quais os canais de comunicação com o cliente?
Qual o segmento de Mercado da proposta?
Quem são os seus parceiros chave?
Quais as Atividades Chave da proposta?
Quais são os Recursos Chave da proposta?
Qual é a estrutura de custos da proposta?
Quais as fontes de renda da proposta?
Apresentar o Modelo de Negócio Canvas construído na ferramenta do Sebrae Canvas (https://sebraecanvas.com/).

ATENÇÃO:
Para essa atividade, utilize o formulário padrão do Word disponível em >> Disciplina Empreendedorismo >> Materiais >> Material da disciplina.
Em caso de dúvidas, envie mensagem a seu professor(a) mediador (a). Para responder a atividade você deve responder as questões no formulário do mapa e printar o modelo de negócio canvas gerado na plataforma do SEBRAE.

Bom trabalho!

​ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc, .docx ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe.  Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:
•    Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
•    As perguntas devem ser respondidas de forma adequada, ou seja, precisam ser coerentes.
•    Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Procure sanar suas dúvidas sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
•   Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Evite transtornos.
•   Acesse nossas aulas conceituais e ao vivo. Seja participativo durante o módulo e procure sanar suas dúvidas pedagógicas junto a mediação em tempo hábil para a realização da atividade.  

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ATIVIDADE 1 - TI - EMPREENDEDORISMO - 52/2022

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1ª QUESTÃO


Segundo podemos ver no livro da nossa disciplina onde abordamos sobre as franquias temos que:
O sistema de franquia tem sido importante alternativa ao empreendedorismo. Conforme Ferreira et al. (2010), franchising é uma palavra de origem francesa que significa: fran – concessão de um privilégio ou de uma autorização. Atualmente, franchising refere-se à filiação a uma empresa líder mediante um contrato de prestação de serviços ou, ainda, caracteriza-se como um modo de organização em que uma empresa que já tem um produto/serviço bem estabelecido no mercado (franqueador) licencia sua marca, sua tecnologia e sua forma de fazer negócios a outras empresas ou indivíduos (franqueados), em troca de um direito de entrada e do recebimento de royalties.
 
Outra explicação que é bastante consistente é a de Stanworth (2004 apud GIGLIOTTI, 2012, p. 5) e que optamos por fazer a citação na íntegra: [...] franchising é um negócio que essencialmente consiste de uma organização (o franqueador) com um pacote de negócio testado em mercado, centrado num produto ou serviço, entrando em um relacionamento contratual com franqueados, tipicamente pequenas firmas autofinanciadas e autogeridas, operando sob a marca registrada do franqueador para produzir e/ou comercializar bens e serviços de acordo com um formato especificado pelo franqueador. A legislação brasileira, que se pauta na lei 8.995 de 1994, no artigo segundo, define da seguinte forma: Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócios ou sistema operacional, desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta; sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício (BRASIL, 1994, on-line
Segundo o Site Empreendedor, em 2021 as franquias tiveram um  crescimento consideravelmente alcançando um faturamento de R$185 Bilhões.
Veja a reportagem na íntegra a reportagem pelo link.
https://empreendedor.com.br/noticia/crescimento-das-franquias-alcanca-r-185-bilhoes-de-faturamento-em-2021/
 
Bom agora que você estudou e entendeu um pouco mais sobre o mundo das franquias, apresente um exemplo de franquia bem-sucedida na área de TI, com suas características, números, taxa de crescimento, faturamento anual e sobretudo a fonte de onde ele tirou a sua informação. Além disso, apresente um argumento que na sua opinião faça com este tipo de empreendedorismo tem crescido tanto?
 

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