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7 de jun. de 2022

ATIVIDADE 1 - EMPREENDEDORISMO - 52/2022

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ATIVIDADE 1 - EMPREENDEDORISMO - 52/2022



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1ª QUESTÃO

 O profissional de negócios que exerce um cargo gerencial precisa saber reconhecer problemas e oportunidades para a empresa. Essa postura é fundamental para enfrentar a competitividade que vivemos no mundo atual. A sigla BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible) trata de quatro palavras que significam Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. A ideia de um mundo fortalecido, tecnológico e forte para as adversidades foi derrubado com a pandemia, ou seja, estamos propensos a fenômenos ambientais que podem mudar o curso da humanidade. Em uma empresa, as certezas cada vez são menores e os riscos são maiores, por isso, é importante se manter atento ao que acontece ao redor.
A fragilidade nos leva a ser ansiosos e querer que tudo aconteça de forma mais rápida até por conta do costume que desenvolvermos de ter as respostas na palma da mão. O senso de urgência é importante, mas quando tudo fica prioritário e imediato, a possibilidade de erro aumenta. Por conta desse ambiente instável é difícil estabelecer estratégias duradouras, ou seja, não há mais linearidade, obviedade e relação de causa efeito que possa ser compreendida a longo prazo.  
Hoje temos uma série de informações disponíveis de forma prática e rápida sendo algumas até contraditórias, o que torna o termo incompreensível. Para enfrentar as adversidades que vivemos é importante estar atento ao ambiente buscando por parceiros que vão ajudar na criação e implantação da inovação.  
A aula estudo de caso da disciplina tratou de um convidado que fez a relação da temática Tríplice Hélice que consiste na interação entre três agentes que ao cooperarem podem gerar a inovação.

No artigo de Henry Etzkowitze Chunyan Zhou que trata da inovação e empreendedorismo envolvendo universidade, indústria e governo, retratam de um caso a respeito do Vale do Silício em que teve início a partir da academia.  

 

Fonte: ETZKOWITZ,HenryZOHOU, Chunyan. ​. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo​ [online]. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003. Acesso em 25 Abril 2022.
 

Dessa forma, assista à aula estudo de caso (no ambiente da disciplina), e leia o artigo (disponível no Material da Disciplina) para responder as seguintes questões: 

1) De que forma a Universidade, que tem um papel importante na Hélice, pode contribuir para gerar a inovação? Como ocorreu a dinâmica de interação da Tríplice Hélice no caso do Vale do Silício? 

Atenção!

* Assista o vídeo explicativo da atividade que estará disponível na Sala do Café, ou se preferir utilize o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=oRe_xmVupDc 
* Diante de pesquisas em sites, artigos, livros, etc., os mesmos devem ser referenciados conforme as normas da ABNT. Cópias sem citar a fonte caracterizam-se como plágio, sendo o trabalho zerado.
*A atividade será aceita somente pelo Studeo.
* Antes de finalizar sua atividade, certifique-se se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar após a finalização.
*Atividades fora do prazo não serão aceitas.
*Diante de dúvidas, entre em contato com seu mediador pela ferramenta Fale com Mediador.
 
Bons estudos!

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MAPA - RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52/2022

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MAPA - SI - ESTRUTURA DE DADOS I - 52/2022



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1ª QUESTÃO


Olá estudante, chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA!

Para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:
Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: Considere a situação problema da atividade.
Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
 
Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
 

Síndrome de Burnout o que é?
A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviço de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

 

Disponível em: <https://bit.ly/3vglv4p/>. Acesso em: 11 abr. 2022.

 
 
SEGUNDA ETAPA: Leia a situação-problema da atividade.
 

Ângela tem 35 anos, casada, mãe de dois filhos e trabalha em uma das maiores lojas de brinquedos de sua cidade, ela faz parte da equipe de colaboradores da empresa a cinco anos no cargo de serviços gerais. Uma das funções exigidas para o cargo que ela ocupa é fazer a limpeza da loja diariamente e o embrulho dos brinquedos. Também é exigido dela que tenha boa relação com clientes e colegas de trabalho.

Até então isso nunca tinha sido um problema, mas o gestor da loja passou a receber reclamações constantes dos colegas de trabalho ao que se refere a mudança de comportamento que a colaboradora vem apresentando recentemente.

Eles relataram que Ângela tem se distanciado da equipe da equipe como um todo, notam que por vezes fica muito irritada com a presença e com as perguntas que os clientes costumam fazer, e em alguns desses momentos ela chega ao extremo de quebrar os brinquedos que estão próximo a ela propositalmente, a fim de externalizar a sua raiva. Tem se mostrado impaciente principalmente com as crianças que frequentam o ambiente, proibindo-as de entrarem no interior da loja com alimentos, isso sem o conhecimento da gestão, segundo ela os alimentos sujam a loja e proporcionam ainda mais trabalho.

Devido a essas reclamações o gestor passou a observar a colaboradora mais atentamente e percebeu que além desses fatores relatados por todos, Ângela estava com algumas faltas sem justificativa no trabalho.

Por essa razão ele reuniu todas as informações e chamou a colaboradora para uma conversa franca, onde expôs a sua percepção e os fatos levantados da análise que havia feito. 
Enquanto ele falava, Ângela chorava bastante ao ponto de deixá-lo ainda mais preocupado, porém aos poucos ela conseguiu recobrar o equilíbrio e esboçar os sentimentos que na maioria das vezes eram negativos e de grande insatisfação, relatou que acreditava que seu estresse poderia estar sendo causado pelas noites mal dormidas pelas enxaquecas constantes e outros problemas de saúde que vem apresentando, disse ainda que estava frustrada por permanecer no cargo a tanto tempo e que percebia que seus esforços não eram valorizados.

Ao observar todos os pontos do ocorrido nessa situação, o gestor desconfia que os relatos de Ângela e de seus colegas de trabalho apontam para um quadro de Burnout, porém ele ainda não tem plena certeza se está correto ao fazer essa associação.

 

Elaborado pelo professor, 2022.


Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
 
Agora é com você!
Seguindo a situação do problema acima o seu papel nessa atividade será:
 

A) Observar minunciosamente o case e ajudar o gestor a identificar no mínimo 4 sintomas no comportamento de Ângela que condizem com a exaustão emocional e de despersonalização que são os aspectos básicos da síndrome de Burnout.
 
B) Pense nas estratégias mais adequadas para o enfrentamento dessa síndrome e de acordo com os estudos realizados, indique e explique 3 estratégias organizacionais que você como gestor faria para intervir positivamente em caso de ser constatado que Ângela está realmente sofrendo de Burnout.
 
C) Imagine que, estivesse vivenciando as mesmas condições que a colaboradora Ângela está vivendo e a partir dessa premissa, aponte: o que você faria como estratégia individual de enfrentamento de seus problemas?
 

 
​Orientações para realização da Atividade MAPA:

- Faça a leitura da unidade 3 do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade pelo link (copie e cole em seu navegador): https://youtu.be/7gPD6cZPS5c
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina. 
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.​
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização​

Bons estudos. Sucesso!

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1ª QUESTÃO

Comportamento humano nas organizações

Os conceitos construídos pela psicologia e pela ciência do comportamento tem caráter situacional e devem ser utilizados respeitando-se as especificidades de situações, pessoas e grupos. Um trabalho pode ser interessante para uma pessoa e não para outra, umas gostam de trabalhos desafiadores e outras de trabalhos rotineiros. Os conceitos dessas ciências podem ser muito úteis, e mesmo imprescindíveis para os gestores, mas não se pode procurar relações diretas de causa e efeito, ou seja, receitas prontas para aplicar em qualquer situação. É preciso, aos profissionais, a compreensão dos conceitos do comportamento organizacional, mas esses não serão de grande valor se não forem aplicados de acordo com a diversidade de pessoas e situações particulares de interação humana, da estrutura e cultura da organização.

 COSTA, Waldeciria. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2020.


Tânia é Gestora de uma grande equipe de vendas de automóveis. E nos últimos meses Tânia tem observado alguns comportamentos de insatisfação, baixa produtividade e absenteísmo em alguns membros da sua equipe. Diante disso, Tânia tem se preocupado e refletido sobre quais fatores internos ou externos estão causando esses comportamentos negativos nas pessoas. A partir dessa análise, Tânia pensa em implementar ações que possam melhorar essa situação que afeta toda a equipe, e os resultados que a empresa almeja.
 
Elaborado pelo professor, 2022.
 

Diante dessa situação, sua tarefa para esta atividade é explicar para Tânia quais são as três principais razões para os Gestores estudarem sobre o Comportamento dos indivíduos no ambiente organizacional.

Orientações importantes:
 - Assista o vídeo de orientações da atividade. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/uXKMPcXMaFs
 - Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
 - Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
 - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário).

Boa atividade! 


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1ª QUESTÃO


Olá estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA?

​Considere o case a seguir:

A Hotéis Férias do Bem é uma rede de hospitalidade com hotéis nas principais cidades e destinos turísticos no Brasil. Tem uma reputação muito positiva quanto a sua capacidade de hospedagem em seus hotéis e resorts. Tem a intenção de atender todos os públicos que desejam ter férias inesquecíveis e, para isso, preocupa-se em oferecer a melhor experiência ao hóspede.
 
Essa foi a percepção que você, consultor de empresas, obteve quando participou da primeira reunião solicitada por eles (Administração do Hotel) após perceberem que precisavam de ajuda de uma consultoria especializada em Gestão de Pessoas para buscar entender as causas e propor soluções para questões que estavam acontecendo.
 
O Gerente Geral da operação de Fortaleza (Sr. Arnaldo Antunes) manifestou o seguinte comentário a você: “Quando se trata de nossos hóspedes, membros de nossa equipe e das comunidades onde nossos hotéis residem, orgulhamo-nos de incorporar nossos princípios. Nós somos família. Nós nos importamos com os outros. Nós somos profissionais. Atendemos com integridade. Agregamos valor. Somos um bom vizinho. E quando contratamos novos membros da equipe e/ou promovemos internamente, buscamos esses princípios – garantir que os membros de nossa equipe tenham o DNA da Hotéis Férias do Bem para hospitalidade” (SIC).
 
Essa operação é um hotel um tanto distante do centro de Fortaleza, mas com praia particular para os hóspedes. Sua categoria é de 4 estrelas na classificação dos hotéis.
 
Com a retomada do turismo que ocorreu no ano de 2021 (o hotel havia optado por fechar sua operação durante a crise sanitária iniciada em 2020), observou-se que alguns aspectos da cultura mencionada acima poderiam estar sendo negligenciados. Essa suposição preocupou o Sr. Arnaldo Antunes, ao mesmo tempo que se sentiu impotente para realmente entender o que estava acontecendo a partir de alguns fatos que observou aliados aos feedbacks de colaboradores e hóspedes. Que são eles:
 
“Quando cheguei não encontraram a minha reserva e não tinha quarto disponível para mim e minha família. Tivemos a nítida sensação de que não estavam nos esperando.” (Hóspede)
 
“O quarto disponibilizado a mim e minha família não era a categoria que havia reservado e para dar o upgrade, precisei desembolsar mais dinheiro na hora para cobrir os custos da acomodação que pensava ter reservado.” (Hóspede)
 
“A comida é intragável fazendo com que tenhamos que sair todas as noites para jantar fora, no centro da cidade.” (Hóspede)
 
“Quando retornei ao trabalho no Hotel, percebi que minha equipe que eu faço parte estava diferente: colegas novos, desorganização das escalas de trabalho, não entendia o que era para fazer me sentindo perdido, já que a maioria dos meus colegas haviam sido demitidos.” (Colaborador)
 
“Eu fiquei muito feliz em poder retornar ao trabalho – eu estava desempregado havia meses. Será um desafio aprender coisas novas e darei o meu melhor para dar certo.” (Colaborador)
 
“Eu não imaginei que o hotel estaria tão diferente: o perfil do hóspede mudou parecendo mais exigente e sem paciência, muitos colegas novos, não conheço o meu chefe e minhas atribuições, embora sejam as mesmas, não consigo realizar meu trabalho por falta de material e orientação.” (Colaborador)
 
“A equipe de gestores tinha o hábito de se reunir uma vez na semana, mesmo sem o Sr. Arnaldo Antunes para combinar e definir os serviços da semana. Toda segunda-feira tínhamos claro como seria o andamento do trabalho e do que precisávamos para colocar a operação funcionando. Não aconteceu mais.” (Colaborador)
 
“Desde que retornamos, nos reunimos, baixamos a cabeça e focamos em buscar hóspedes, criar e vender novos pacotes, promover eventos corporativos presenciais ou online, divulgar as ofertas, aumentar o faturamento. Acreditamos que essa será a estratégia para retomar o crescimento e pagar as dívidas que surgiram a partir do isolamento social. Cada área saiu em busca de gerar mais recursos aumentando a circulação de pessoas no hotel.” (Colaborador)

Então: considerando que a Hotéis Férias do Bem enquanto rede, continua crescendo, pretende-se fazer a abertura de um novo hotel em 2022, e outro no início de 2024. “Queremos continuar comprometidos com nossos princípios e com o desenvolvimento das competências que colocam esses princípios em ação”, acrescentou o Sr. Arnaldo Antunes proprietário da empresa.
 
Elaborado pela professora, 2022.​
 
​Por isso você, consultor contratado pela rede de hotéis férias do bem, recebeu a tarefa de entender o que está acontecendo nesta organização, e com isso, propor uma hipótese de solução para o problema apresentado, seguindo os passos:

1. Elaborar um relatório de ações de acordo  com suas considerações/conclusões/entendimento da situação, e estratégias para solucionar essa questão;
2 .​Para elaboração de seu relatório, siga os itens indicados no roteiro abaixo, sendo este, o mesmo que encontrará no formulário padrão da atividade. 

​1 - LEVANTAMENTO DE DIAGNÓSTICO:
a) Diagnóstico da Empresa ( Descreva os problemas identificados)
b) Descreva as demandas do seu cliente ( Rede de hotéis Férias do Bem)
c) Hipóteses ( Descreva o que pode ter ocasionado os problemas)
 
2 - AÇÕES:
a) Resultados qualitativos ( Descreva aqui em tópicos e com suas palavras o relato dos colaboradores e hóspedes colhidos em entrevistas e avaliações)
b)  Considerações Finais (Apresente aqui os resultados levantados de acordo com as informações coletadas)
c) Plano de ação ( Apresente aqui 5 ações de melhoria para a Rede de Hotéis Férias do Bem)


 

#ATENÇÃO:
 
- Lembre-se de considerar as mudanças que ocorreram na empresa nos últimos tempos.
- Para resolver essa questão, estude na unidade 2 a aula 1 – Diagnóstico e Levantamento de necessidades e a aula 2 – Planejamento e estratégias de intervenção.
- Assista aos vídeos das aulas, e você ainda, pode buscar outros materiais que tenham contato sobre experiência do cliente, desenvolvimento de lideranças, competências, cultura    organizacional, engajamento no trabalho, comprometimento com a organização e motivação para resultados – planejamento estratégico.
- Assista ao vídeo de orientações gravado pela professora (copie e cole o link no seu navegador): https://youtu.be/a51uvJMl5oQ
- O texto de início da atividade, traz várias dicas de como a empresa funcionava e sob qual premissa, além de como está no presente. Porém, há um parágrafo de outro que traz a dica do que pode estar acontecendo. Entenda, ser consultor é ler nas entrelinhas.
- Você deverá UTILIZAR o roteiro sugerido para organizar a sua pesquisa/investigação sobre o problema.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
 
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1ª QUESTÃO

Protagonistas do futuro


(Programa de estágios da Sodexo utiliza metodologias ágeis e inovadoras  como o design thinking, na formação de jovens talentos para a empresa e o mercado de trabalho)

Em 2016, a francesa Sodexo decidiu reformular o programa de estágios da subsidiária brasileira. A ideia era assegurar-lhe maior robustez a partir da adoção de metodologias ágeis, como lean e design thinking, adaptadas às necessidades da companhia. “Não queríamos comprar mais um produto de prateleira, e sim ter a oportunidade de inovar os conteúdos e adequá-los à estratégia da empresa. Encontramos essa possibilidade com a Eureca, e essa parceria tem dado muito certo”, afirma Thais Almas, líder de talent acquisition da Sodexo.

A partir da parceria com a Eureca, que oferece suporte e orientação para a Sodexo, a formação de jovens talentos da empresa foi rebatizada. Passou a denominar Programa de Estágios – Protagonize. A mudança não é mera questão de branding. A alteração reflete uma profunda transformação da estrutura do programa, com base em uma seleção de jovens alinhados à cultura da companhia e no comprometimento dos gestores em relação ao desenvolvimento dos estagiários, além da participação de um RH bem preparado e articulado aos objetivos da organização.

O Protagonize está orientado não apenas para capacitar futuros colaboradores da Sodexo, como também para formar profissionais para a vida e o mercado de trabalho, atendendo ao posicionamento de responsabilidade social da empresa. “Bato muito na tecla do amadurecimento e da formação de um profissional diferenciado, que – ainda que não seja efetivado na Sodexo, já que não é possível reter a todos – tenha plenas condições de se vender para o mercado”, diz Thais Almas.

Com a reformulação do programa, as atividades foram reestruturadas, dividindo-se em dois ciclos ao longo do ano. No primeiro, reunidos em grupos de 4 a 5 estagiários, como se fosse um protótipo de startup, os jovens são desafiados a produzir projetos que contribuam para solucionar demandas reais de diferentes áreas da organização. Os trabalhos contam com suporte das áreas aos quais estão relacionados e funcionam à semelhança de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com apresentação de resultados para uma banca composta de gestores e executivos, incluindo o presidente da Sodexo no Brasil, Thierry Guihard.
 

Disponível em: <https://www.revistahsm.com.br/post/protagonistas-do-futuro>. Acesso em: 04 abr. 2022.


Design Thinking é um processo usado por designers para mergulhar a si mesmos e suas ideias no mundo do consumidor. É um método comprovado que ajuda a encontrar as melhores soluções e fornece inspiração para novas ideias. Com esse método, os designers conseguem transformar problemas em soluções e proporcionar um grande impacto na experiência do consumidor. O Design Thinking pode ser aplicado a qualquer momento com projetos novos e existentes: desde os estágios iniciais de planejamento de um produto ou serviço, até a melhoria de um projeto existente ou simplesmente adaptando algo para atender exatamente às suas necessidades. Quando aplicamos o Design Thinking, minimizamos o desperdício, aumentamos o engajamento e criamos produtos melhores aproveitando as experiências humanas que nos cercam. 


Com a retomada dos negócios e com a intenção de gerar novas demandas nos consumidores, as empresas estão apostando cada vez mais em algumas saídas que possam trazer vantagem competitiva sobre seus concorrentes diretos ou indiretos. A partir da observação da visão, missão e valores fundamentais da empresa, são capazes de definir quais são seus objetivos e metas ao desenvolver novas possibilidades. 

Com base nas informações apresentadas, e no processo do Design Thinking, analise a imagem a seguir:

Fonte: MULLER, C., MANTOVANI, M. T. da S. R. Consultoria em Recursos Humanos. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

Diante deste contexto, realize sua análise como Consultor de Recursos Humanos, e descreva com suas palavras, qual fase do projeto desenvolvido pela SODEXO representa a Imersão, a Ideação e a Prototipação. Em seguida, justifique a importância do processo Design Thinking no desenvolvimento de novos projetos.

Orientações importantes:

- Assista o Vídeo de Orientações da atividade. Copie e cole o link no seu navegador:    https://youtu.be/apbk4KicTbI
- Faça a leitura da Unidade 3 do livro didático da disciplina.
​- Mais importante que o número de linhas, é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando da atividade.
- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar
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