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7 de jun. de 2022

MAPA - SI - PROGRAMAÇÃO FRONT END – 522022

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MAPA - SI - PROGRAMAÇÃO FRONT END – 522022



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1ª QUESTÃO

Olá Alunos, nesta MAPA vamos colocar em prática o conteúdo aprendido sobre HTML, CSS e jQuery. Para isso leia o texto abaixo e depois produza o que foi solicitado.

 

Imagine que você é um desenvolvedor freelance e presta serviços de desenvolvimento de sistemas para web e foi chamado para realizar um briefing com um cliente novo. Este cliente é dono de uma autopeças física e está instalado no centro de uma pequena cidade do interior do estado do Paraná. Para que você possa chegar neste cliente sabendo um pouco de autopeças, você fez uma pesquisa no SEBRAE e chegou a seguinte definição.
De acordo com o SEBRAE “A loja de autopeças é o lugar onde os clientes vão encontrar uma variedade de produtos de série, como também diferenciados ou alternativos para as mais diversas marcas e modelos de automóveis. É o lugar sempre procurado pelos clientes tanto em situações emergenciais, quando há a necessidade de conserto dos veículos, ou quando apenas querem incrementar seus automóveis com acessórios customizados, tornando-os personalizados. É um negócio interessante, que não para de crescer, considerando a grande quantidade de veículos circulando pelas cidades.

[...]

Uma loja de autopeças vai muito além de organizar um espaço com prateleiras e encher de itens automotivos. Conhecer cada produto, suas funções e diferenciais é imprescindível. Isso permite que as prováveis negociações, antes das vendas, sejam feitas da melhore maneira possível. “

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-autopecas,27397a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#apresentacao-de-negocio

 
Conversando com o cliente, você identificou que ele necessita de um sistema web que possibilite controlar o estoque de sua autopeça, para isso ele deseja que o sistema tenha os recursos de autenticação e cadastro de produtos, além das telas de entrada e de baixa do produto em estoque. O sistema funcionara da seguinte forma.


1 - O colaborador efetua o login no sistema,

2 - Lança uma nota fiscal de entrada de produtos.

3 - Quando o pessoal da frente de caixa lançar uma nota de venda, automaticamente será dada reservada a peça para o cliente, e só após a retirada da peça a mesma será dada baixa no estoque.


O que faremos nesta atividade?


Conhecendo o contexto apresentado, nesta atividade iremos realizar apenas o FRONT END do ITEM 01 deste sistema, neste caso, você deve confeccionar APENAS OS FORMULÁRIOS WEB que possibilitam realizar todo o processo de autenticação, neste caso, você deve produzir os seguintes formulários:


1 – Formulários

1.1 - Formulário para cadastro de novo usuário no sistema, neste formulário é necessário que além dos campos de login e de usuário, tenham mais dois campos de identificação.

1.2 – Formulário de autenticação e a opção de: cadastro de usuário e, um link para lembrar senha.

1.3 – Formulário de Lembrar Senha

2 – Rascunho dos 3 formulários

3 – Um jQuery em um dos formulários

4 - Cabeçalho e rodapé


Utilize CSS para dar vida aos formulários.


Confira na imagem abaixo, como ficou a resolução da minha atividade:

- Rascunhos

Como entregar a atividade?


Os três formulários devem ser realizados no mesmo documento HTML (.html), ou seja, você entregará apenas um arquivo. Dentro deste arquivo deverá conter o conteúdo de CSS incorporado, e o jquery incorporado também.Lembre-se de assinar o documento em tela (rodapé) com o seu nome e RA. Se o Studeo não aceitar está extensão, compacte o seu arquivo.

 


ATIVIDADE 1 - SI - PROGRAMAÇÃO FRONT END – 522022

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1ª QUESTÃO

Olá Alunos, nesta atividade 01 vamos colocar em prática o conteúdo aprendido sobre HTML. Para isso leia o texto abaixo e depois produza o que foi solicitado.

 

A área de desenvolvimento web é bastante ampla e oferece inúmeras possibilidades, especialmente depois de boom digital durante e pós pandemia. O que vai definir a sua preferência por esta ou aquela linguagem de programação é, na verdade, o seu objetivo enquanto programador. Ainda assim, preparamos uma lista com as mais requisitadas delas para que você tenha uma visão geral do que existe no mercado. Atualmente o papel da HTML não é apenas estruturar documentos para a web, mas também descrever o significado do conteúdo presente nesses documentos por meio de tags semânticas. O HTML semântico tem como objetivo descrever o significado do conteúdo presente em documentos HTML, tornando-o mais claro tanto para programadores quanto para browsers e outras engines que processam essa informação (DEVMEDIA, 2022).

 

Fonte: https://www.devmedia.com.br/html-semantico-conheca-os-elementos-semanticos-da-html5/38065

 

De acordo com o contexto da linguagem de desenvolvimento para web, construa uma página web seguindo os conceitos de semânticas empregado pelo uso do html 5.

1 - Nesta página você deve criar um cabeçalho e um rodapé.

2 - No corpo da página deve ter uma listagem de disciplinas que você já cursou e que está cursando neste ano separadas por módulos (módulo 51 e 52) com um breve comentário sobre o mesmo.

3 - Seria interessante aplicar o seu conhecimento de CSS neste arquivo, a fim de deixa-lo mais apresentável, mas caso não consiga, não se preocupe, você não será prejudicado por isso.


​Confira na imagem abaixo, como ficou a resolução da minha atividade:


O que eu irei entregar?

Nesta atividade você deverá entregar APENAS UM ARQUIVO em .html (seguir o formatao: meu_RA.html), com a estrutura proposta em html 5 e, dentro deste arquivo o conteúdo css (Básico) de forma incorporada. Lembre-se de assinar o documento em tela (rodapé) com o seu nome e RA. Se o Studeo não aceitar está extensão, compacte o seu arquivo.


* Dicas de Tags que podem ser utilizadas nesta atividade: section, header, article, main, footer, h1, h2, h3

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MAPA - REDES - Algoritmo e Lógica da Programação 2 52/2022

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1ª QUESTÃO

Os trabalhos remotos deram um salto devido a pandemia no ano de 2021, por isso muitas empresas tiveram que rever toda sua estrutura de redes para suportar as conexões de seus funcionários dos mais diversos lugares do mundo. Isso se torna possível através do uso de VPN que significa Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada. Como o nome mesmo sugere, este tipo de conexão permite o tráfego privado de dados entre dois ou mais pontos remotos, por meio de uma rede pública virtual (internet). Em resumo o funcionário consegue simular a rede da empresa a partir do trabalho remoto em qualquer lugar do mundo.

 

Agora imagine que você faz parte da área de tecnologia de uma empresa que precisou criar uma estrutura de VPN para que seus funcionários pudessem trabalhar em Home Office. Você foi designado para criar um programa em C que faça o cadastro de dados dos usuários da VPN.
Os dados necessários para utilização da VPN são:

- Código (você irá controlar o código, não deve ser digitado)

- Nome

- Email

- Senha

 

O programa deve ser capaz de cadastrar os usuários e listar usuarios. O programa deverá ter o seguinte menu de utilização

1 - Cadastrar Usuário

2 - Listar Usuário

3 - Sair

 

Para listagem deverá sair no seguinte formato de exemplo

Código: 0

Nome: Rogerio Napoleao Jr.

Email: rogerionj@gmail.com

Senha: 1234

        ======================================

Código: 1

Nome: Joao da Silva

Email: joao@dasilva.com.br

Senha: 1111

 

Utilize os mais variados recursos aprendidos na disciplina. Seja criativo, não se prenda a uma unica forma de resolver este problema. 

 

Logo após envie o código em C.

 

A sua atividade MAPA deve ser entregue em um arquivo de código fonte para linguagem C (extensão .c).

 

Algumas funções que serão úteis durante o desenvolvimento do programa:

 

* system(“pause”) – chamada de sistema que “pausa” o programa e o faz aguardar pelo usuário;

* system(“cls”) – chamada de sistema que limpa os caracteres que foram impressos na tela anteriormente;

* fflush(stdin) – limpar o buffer do teclado. Essa função deve sempre ser utilizada após ter utilizado alguma função de entrada de dados como o scanf, gets, etc. Isso se dá pois em algumas situações o buffer do teclado mantém “lixo de memória”, prejudicando a próxima operação de entrada do programa;

* A função setlocale(LC_ALL, "Portuguese") da biblioteca locale.h pode ser útil, caso você queira que os acentos e pontuações da língua portuguesa sejam impressos corretamente.

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1ª QUESTÃO

Em um programa desenvolvido na Linguagem C, foi solicitado que o desenvolvedor criasse uma lógica que calculasse a média de três notas, entretanto o usuário acusa que o programa está com problema, pois ao digitar as 3 notas, o valor da média não bate com valor esperado. Observe o código desenvolvido pelo programador e aponte em que linhas podem conter os erros que estejam calculando a média de forma inesperada, justificando o erro. Logo após a identificação das linhas e justificativa do erro indique qual a correção que deverá ser feita no código para que o cálculo fique correto.


01 - #include <stdio.h>

02 - int main(int argc, char const *argv[]){
03 -     float p1, p2, p3, media = 0.0;

04 -     printf("Digite a nota 1\n");

05 -     scanf("%f", &p1);

06 -     printf("Digite a nota 2\n");

07 -     scanf("%f", &p1);

08 -     printf("Digite a nota 3\n");

09 -     scanf("%f", &p1);

10 -    

11 -     media = (p1+p2+p3)/3;

12 - 

13 -     printf("Média calculada %f", media);

14 -   

15 -    return 0;

16 - }

 


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ATIVIDADE 1 - TI - Algoritmo e Lógica da Programação 2 52/2022

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1ª QUESTÃO

Problemas diversos são solucionados com base na implementação de algoritmos que são elaborados como forma de tentar oferecer meios computacionais para que seja possível automatizar processos manuais. Nas últimas décadas foram produzidos muitos softwares que convertem algoritmos em código (por meio de alguma linguagem de programação), e uma tarefa bastante comum é realizar a manutenção destes, seja para ajustes ou modificações necessárias como cálculos atualizados ou novos recursos necessários.

Considerando o contexto acima, o código a seguir servirá de base para os questionamentos a serem respondidos nesta atividade. Analise atentamente o código:

#include <stdio.h>

#include <locale.h>

#include <stdlib.h>

float calcula (float a, float b, char c)

{

      float resultado;

      switch (c)

      {

             case '+' :

resultado = (a+b);

                             break;

             case '-' :

resultado = (a-b);

                             break;

             case '*' :

resultado = (a*b);

                             break;

             case '/' :

resultado = (a/b);

                             break;

             default :

return (0);

                             break;

      }

      return (resultado);

}

int main ()

{

    float op1, op2, resposta;

    char sinal, opcao;

    setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

    do {

      system("cls");

      printf ("\nDigite o primeiro valor: ");

      scanf ("%f", &op1);

      printf ("\nDigite o segundo valor: ");

      scanf ("%f", &op2);

      printf ("\nDigite a operação (+ - * /): ");

      sinal = getch();

      resposta = calcula (op1, op2, sinal);

      printf ("\nResultado: %.2f", resposta);

      printf ("\n\n Deseja continuar (s/n): ");

      scanf (" %c", &opcao);

    } while (opcao == 'S' || opcao == 's');

}

A partir da análise do código, observe e responda as perguntas, enviando suas respostas como anexo, mas não se esqueça de identificar cada resposta numerando-as de acordo com cada pergunta sendo respondida.

1. Qual a finalidade do software que pode ser gerado a partir desse código?

2. Quantas estruturas de controle existem no código? E quais os comandos utilizados em cada uma?

3. Quantas estruturas de dados são utilizadas no código para que possa funcionar como esperado? São de que tipo?

4. Existe um pequeno defeito no código que gera um problema previsível no momento da execução do mesmo que é a divisão por zero, que por definição matemática, não possui resposta. Dê uma sugestão que possa auxiliar na solução deste problema.

​ORIENTAÇÕES:

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

Em caso de dúvidas, mantenha contato com a mediação.

Bons estudos.



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