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4 de mai. de 2022

MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL- 52/2022

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1ª QUESTÃO

 Caro(a) acadêmico(a), chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA!

 Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio;

Segunda etapa: CONSIDERE o case proposto para a atividade;

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada

 PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.

Embora seja comum que os lideres sejam associados aos cargos gerenciais, nem sempre isso é verdade. O poder de influenciar as pessoas não está limitado ao poder formal dado pela empresa a esta ou aquela pessoa. Faz-se necessário o poder de influenciar para que um líder exista.

 Conforme apresentado no Livro da disciplina, existem 5 tipos de "Poder e Influência", os quais podem nos ajudar a compreender os tipos de liderança que são exercidas em uma organização.

 COSTA, Waldeciria. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018.

 SEGUNDA ETAPA: Leia o case proposto para a atividade:

Na Essential, indústria e comércio de cosméticos, o setor comercial é tido como um dos mais importantes da empresa e conta com 200 colaboradores, os quais são divididos em 5 times: Branding&Marketing, Representação comercial, Franquias, Parcerias e Distribuição, cada um deles liderados por um gerente que responde diretamente ao diretor geral.

Breno é o gerente de Franquias e, também, filho do dono da empresa. Ele tem uma aparência mais séria, sempre está muito bem alinhado e sua equipe o respeita pelo poder que tem. É formado em engenharia e arquitetura e seu primeiro emprego foi na Essential, ajudando seu pai.

Arize é a gerente de Parcerias, é conhecida como “a mulher dos presentes”, pois sempre tem um brinde ou um presente promocional na bolsa. Ela é superdivertida, a equipe dela adora ter ela por perto, afinal isso acontece apenas 2 vezes na semana, devido a agenda externa com os possíveis parceiros ela está sempre viajando. Ela é formada em Comunicação e Marketing, fez carreira em uma multinacional antes de entrar na empresa.

Ryan é o gerente de Representação comercial, conhecido como “amigão”, ele é popular entre os colaboradores da empresa de modo geral, está sempre animado, ele procura cumprimentar a todos, por onde passa sempre deixa um sorriso e um comentário positivo, a sua equipe diz que ele é um “paizão” e o admira por ter sempre um bom humor. É formado em administração e trabalha na área a mais de 20 anos.

Tamille é a gerente de distribuição, formada em Logística e processos gerenciais, possui um perfil muito exigente, dizem que a sua equipe tem medo até do olhar dela. Começou sua carreira em uma empresa de carga pesada, fazendo a gestão estratégica e logística de distribuição.

Brian é o gerente de Branding&Marketing, sempre é elogiado pelo seu time por ter soluções rápidas para as situações inesperadas. Ele tem 28 anos, é formado em Marketing, pós-graduado em negócios internacionais e cosmetologia, iniciou sua carreira em uma farmácia de manipulação.

 Elaborado pela professora, 2022.

 TERCEIRA ETAPA: Realização e envio da atividade:

Para fins desta Atividade MAPA, sua missão será de realizar uma leitura atenta do case acima e estudos sobre o assunto, e responder os questionamentos abaixo:

Questão 1) - Explique qual é o tipo de poder e influência executado pelo gerente Breno. Justifique assimilando o conceito com as características descritas no texto.

Questão 2)  - Explique qual é o tipo de poder e influência executado pela gerente Arize. Justifique assimilando o conceito com as características descritas no texto.

Questão 3)  - Explique qual é o tipo de poder e influência executado pelo gerente Ryan. Justifique assimilando o conceito com as características descritas no texto.

Questão 4)  - Explique qual é o tipo de poder e influência executado pela gerente Tamille. Justifique assimilando o conceito com as características descritas no texto.

Questão 5)   - Explique qual é o tipo de poder e influência executado pelo gerente Brian. Justifique assimilando o conceito com as características descritas no texto.

Questão 6)  - Considerando os gerentes citados no case acima, apresente qual deles você se identifica e também atuaria como líder em uma empresa. Justifique.

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ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL- 52/2022

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De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho.

Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores. O assédio moral, quando um superior ou um colega de trabalho submete o trabalhador a constrangimentos ou humilhações de forma repetida e prolongada, também pode causar danos mentais.

Os empregados devem ser orientados a reconhecer sinais de depressão entre os colegas, como a tristeza excessiva, a falta de esperança, a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e as modificações de apetite e hábitos de sono. Também é recomendado que o colaborador busque ajuda quando necessário e apoie quem esteja precisando de ajuda, converse com seu empregador sobre suas necessidades emocionais e pratique o autocuidado e a capacidade de se adaptar a novas situações.

 

Disponível em: <https://bit.ly/3tSmh6K>. Acesso em: 09 mar. 2022.

E você já parou para pensar como é importante para um Gestor promover a saúde mental dos seus colaboradores?

Nesse contexto, imagine a seguinte situação hipotética: Antônio é Gestor de uma equipe que trabalha com suporte de sistemas. Desde o início da pandemia sua equipe atua em home office. E nos últimos meses Antônio tem percebido alguns comportamentos de insatisfação, estresse e tristeza em alguns membros da sua equipe, o que tem afetado a equipe como um todo. Diante dessa situação, Antônio tem refletido em quais ações pode realizar para que esses colaboradores possam ter apoio e melhora da sua saúde mental e emocional.

 Elaborado pela professora, 2022.

 Para auxiliar Antônio, sua tarefa para essa atividade é: Descrever três principais papéis de um Gestor para promoção da saúde mental dos seus colaboradores. Apresente em sua resposta três açõespráticas.

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1ª QUESTÃO

 

 

Olá estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA?

Antes de iniciar, acompanhe o trecho da matéria a seguir:

Como deve ser o 'novo normal' no trabalho em 2022, segundo especialistas

Bryan Lufkin – BBC Worklife – 4 de janeiro de 2022.

Os trabalhadores não retornarão para os mesmos escritórios.

Quando os primeiros trabalhadores finalmente retornarem ao escritório, seja em 2022 ou mais adiante, muitos encontrarão layout e funções totalmente diferentes.

Nicholas Bloom, professor de economia da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, afirma que as empresas reconfigurarão seus espaços este ano para atender às necessidades de uma nova força de trabalho híbrida e ao verdadeiro anseio das pessoas quando se reúnem presencialmente: o de trabalhar colaborativamente.

Bloom, que estuda há anos o futuro do ambiente de trabalho, afirma que o retorno para o trabalho presencial até agora tem sido confuso e desconfortável. Ele conta que ouviu "histórias de terror" de trabalhadores cujas empresas os convocaram de volta para o escritório — que incluíram, por exemplo, sentar-se em escritórios meio vazios para participar das mesmas chamadas pelo Zoom que teriam em casa (e ver colegas fazerem o mesmo).

Em outras palavras, o escritório pré-pandemia não atende às necessidades dos funcionários de 2022.

Como algumas empresas que desenvolveram modelos híbridos trazem certas equipes para o escritório no mesmo dia toda semana, Bloom afirma que a coordenação será o mais importante em 2022 e que mais escritórios farão alterações permanentes de layout para possibilitar essa mudança.

"Os escritórios executivos no estilo asériedeTV

Mad Men estão em baixa", afirma Bloom. "Salas de reunião, cubículos à prova de som para chamadas de vídeo e acomodações abertas em forma de grandes saguões estão em alta."

 

Os trabalhadores "não gostam de ambientes intensos", acrescenta ele, e querem escritórios, elevadores e banheiros menos congestionados. "As empresas estão remodelando os escritórios para que sejam espaços sociais para funcionários criativos. Elas querem facilitar as reuniões e oferecer interações tranquilas, com chamadas por Zoom ocasionais."

 

Mas uma coisa que pode não mudar como se previa é o tamanho real dos escritórios. Embora muitas pessoas previssem no início da pandemia que os escritórios depurariam seus caros espaços no centro da cidade, Bloom afirma que "o espaço dos escritórios não está diminuindo, está issosim. se alterando". Embora ele preveja que o trabalho remoto significará 30% menos dias no escritório do que antes da pandemia, "as empresas estão reduzindo o espaço, em média, em 5%", segundo ele.

Mesmo que o custo do aluguel permaneça estratosférico nos centros praticamente desertos das cidades, as empresas ainda querem que os trabalhadores utilizem esses escritórios, especialmente porque o trabalho híbrido provavelmente dominará 2022. É "impossível reduzir a pegada do escritório", afirma Bloom, mesmo com toda a desestabilização da vida no trabalho nos últimos dois anos.

Com a pandemia do novo coronavírus, que começou em março de 2020, as organizações vêm tendo que tomar uma série de cuidados para receber de volta seus colaboradores no ambiente de trabalho, incluindo a mudança no layout da empresa. A legislação é diferente em cada localidade, mas algumas medidas são recomendadas em qualquer situação.

 

O distanciamento das estações de trabalho, os ambientes ventilados e a oferta constante de álcool gel estão entre as principais medidas sanitárias para evitar ao máximo o contágio dos profissionais com a COVID-19, mas não são as únicas.

 

Muitas empresas já anunciaram que não devem retomar o trabalho nos escritórios, tendo adotado o modelo remoto (home office) de forma definitiva. Outras, no entanto, seguem apostando na realização de atividades de forma presencial. Essas são as que precisarão adaptar o layout dos escritórios.

 BREMSER ENGENHARIA, 2020 online. Você já adaptou o layout da empresa para o pós-pandemia? Veja o que deve ser feito! Disponível em: <https://bit.ly/3617eA2>. Acesso em: 05 mar. 2022.

Enfim, caro(a) aluno(a), como vimos ao longo dos últimos dois anos, uma dos maiores desafios enfrentados pelas organizações durante a pandemia foi, e continua sendo, como manter o distanciamento social no ambiente de trabalho e continuar com suas operações. E não foi diferente na GRH Móveis LTDA., uma grande fábrica de móveis residenciais, empresa fictícia, da qual, para resolução desta Atividade MAPA, você atua como Gerente de Recursos Humanos.

 Neste sentido, a GRH Móveis também precisou migrar todo o corpo administrativo para o formato de teletrabalho e fazer ajustes de layout na fábrica para poder se adaptar às novas necessidades e continuar funcionando. Mas agora, após dois anos desde o início da pandemia, decidiu que todo o time de RH retornasse ao formato presencial, com a intenção de ficarem mais próximos das pessoas e dos líderes, com objetivo, de garantirem uma Gestão de Pessoas mais efetiva considerando o cenário vivenciado.

 Elaborado pelo Professor, 2022.

Diante do contexto apresentado, você, enquanto Gestor(a) de RH dessa empresa, deverá, sugerir uma mudança do Arranjo Físico (Layout) do seu setor e tomar demais medidas para garantir um ambiente seguro para você e toda a sua equipe retornar ao escritório da empresa.

 Como ilustração, hoje a disposição da sala encontra-se com o layout disponível na imagem a seguir:



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

- Ao todo, contando com você, a equipe é composta por 6 pessoas, sendo: 1 Gerente (você), 2 Analistas, 2

Assistentes e 1 Estagiário.

- A sala possui um espaço de 25 m² e possui duas janelas de ventilação ao fundo.

- A sala da gerência é separada por divisória em material MDF, padrão escritório.

- Os móveis que o setor possui estão listados da seguinte forma:

* Duas mesas grandes com duas cadeiras cada (2,4m x 0,6m);

* Uma escrivaninha pequena com uma cadeira (1,0m x 0,6m);

* Mesa de reunião ovalizada com seis cadeiras (1,5m x 1m);

* Mesa em L com três cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m);

* Um armário (0,7m x 0,4m).

- Ao sugerir o novo arranjo físico para a sala, considere todas as possibilidades para garantir o distanciamento, a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de toda a equipe.

- Use a criatividade e considere grandes mudanças no layout, inclusive a possibilidade de retirar a divisória da sala da gerência, se achar necessário dentro de sua proposta.

- Você poderá se desfazer de alguns móveis, se isso for necessário em sua nova proposta de layout, porém, não está autorizada a compra de móveis novos, apenas a realocação dos que já existem.

- Está autorizada a compra de materiais de segurança contra a Covid-19 e que poderão ser anexadas ao espaço e aos móveis já existentes.

- Lembre-se, a mudança deve ser feita apenas neste espaço de 25 m² para receber de volta você e a sua equipe do Setor de RH.

Agora é com você, futuro(a) Gestor(a) de Recursos Humanos. Para concretizar a entrega da sua Atividade MAPA, você deverá apresentar as seguintes resoluções:

1 – Redesenhar o Layout do Setor de RH da GRH Móveis, considerando as regras gerais de distanciamento, impostas em todo o país por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Para isso, considere também todas as informações importantes apresentadas anteriormente na descrição desta atividade MAPA.

Neste item, você deverá apresentar a imagem do novo arranjo físico (layout) proposto por você.

2 – Descrever/listar cada uma das mudanças feitas em comparação com o arranjo físico anterior, bem como, as medidas adotadas frente ao cenário de pandemia que ainda permanece.

Neste item, você deverá apenas escrever ou listar quais foram as mudanças feitas e as medidas adotadas, pensando no contexto apresentado.

3 – Justifique, por meio de um texto discursivo, sobre as mudanças feitas no layout e as medidas adotadas

por você e que foram listadas no item 2.

Neste item, você deve dizer os porquês das mudanças feitas e das medidas adotadas frente à proposta apresentada.

DICAS DO PROFESSOR:

- Realize uma Leitura da Unidade 4 do Livro da Disciplina.

- Realize pesquisas complementares sobre Arranjo Físico (layout) de empresas.

- O layout pode ser desenhado por meio do programa sugerido, Planner 5D ou outros programas de sua escolha, ou ainda, desenhado a mão em uma folha, neste caso, é só tirar uma foto do seu desenho para anexar ao formulário padrão. Mas atenção: capriche neste layout e considere todas as especificações acima.

- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/TWQ0G2AXRY0

- Assista a Aula Estudo de Caso da disciplina.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da

Disciplina.

- Mais importante que o número de linhas, é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando de cada etapa.

- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

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1ª QUESTÃO

 

A

O processo de onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas.Em linhas gerais, onboarding trata-se de um processo para integrar o novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação da organização, com o objetivo de assegurar a adaptação e a retenção desse profissional.

É o processo de integração de novos colaboradores em uma instituição, para que eles possam obter os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos necessários a fim de efetivamente se tornarem parte da equipe. Ele envolve várias etapas, como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

O momento adequado para iniciar esse processo é logo após a contratação, que é quando o profissional está motivado, engajado a mostrar um bom trabalho e aberto para receber orientação e se adaptar com maior facilidade. No entanto, ele deve se estender até o funcionário estar à vontade em sua função.

Neste sentido, uma das ferramentas utilizadas por muitas empresas é o Manual do Colaborador, o qual, segundo Chiavenato (2014), quase sempre é entregue ao novo contratado pelas organizações contendo informações básicas e que ajudam nesse processo de integração e ambientação em seu novo ambiente de trabalho.

 

 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado).

Em posse da leitura dos fragmentos de texto acima e, considerando os estudos da disciplina, indique entre cinco e seis itens correspondentes a conteúdos que não podem faltar em um Manual do Colaborador, pensando no processo de onboarding do novo contratado. Justifique sua escolha com base nos objetivos e características do Manual do Colaborador.


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1ª QUESTÃO

 

Olá estudante!

Vamos a proposta da Atividade MAPA.

 Para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: Considere a situação problema da atividade.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.

 

Os avanços tecnológicos, ampliação das redes de comunicações e a globalização já são desafios conhecidos pelas organizações que buscam manter competitividade e frente a isso vêm buscando alternativas de adaptação a este contexto de constantes mudanças. A partir do ano de 2020 até o presente momento, com a pandemia do Covid-19, muitas mudanças se intensificaram e inúmeras alternativas tiveram de ser pensadas para que as empresas se mantivessem ativas no mercado. Uma das questões que ficou bastante evidente foi o desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho e nesse contexto, o home office ou teletrabalho ganhou espaço.  

Até então, realizar o trabalho fora das intalações físicas da empresa podendo ser executado em casa ou em qualquer lugar, era algo impensável para a grande maioria das empresas, mas com a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia, juntamente com as tecnologias e sistemas disponíveis, a virada para o teletrabalho foi inevitável.

Passados pouco mais de dois anos desde o início da pandemia o cenário é outro. Com a melhora nos números de infecções e mortes, muitas empresas estão se vendo no dilema entre manter os funcionários no modelo de teletrabalho ou retornar as atividades presenciais na empresa. Nesse contexto, a qualidade de vida, o bem-estar e a produtividade dos teletrabalhadores constituem desafios inerentes às práticas de gestão de pessoas, tendo em vista à promoção da Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT).

Elaborado pelo professor, 2022.

SEGUNDA ETAPA: Leia a situação-problema da atividade.

Camila Silva, atualmente é gerente de recursos humanos na empresa Belo Lar que atua no segmento de comércio varejista de utilidades para o lar. A empresa iniciou suas atividades no ano de 2010 e atualmente possui 7 filiais, somando 150 colaboradores alocados nos setores de caixa, reposição, vendas, financeiro, administrativo, tecnologia e estoque. A Belo Lar sempre realizou vendas por meio de lojas físicas e com modelo de trabalho presencial. Como todas as empresas, com o agravamento da pandemia do Covid-19 em 2020, a Belo Lar necessitou alocar todas as equipes no modelo de teletrabalho. Apenas os setores financeiro e estoque estão com dedicação presencial, todos os demais permaneceram em teletrabalho desde então.

 Desde o segundo semestre do ano passado (2021), Camila Silva vem se preocupando com o resultado da equipe, pois a produtividade vem caindo mês a mês e os gestores têm relatado algumas dificuldades na condução dos trabalhos. Diante disso, Camila Silva estuda a possibilidade de propor o retorno das atividades presenciais na empresa para todos os setores. Para isso sua intenção é desenvolver políticas de gestão de pessoas que possa contribuir para a otimização dos esforços, a melhoria da performance das equipes e também a qualidade de vida e emocional dos trabalhadores para esse momento de nova adaptação com o retorno ao trabalho presencial.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

Considerando a situação apresentada, juntamente com os estudos realizados na disciplina, sua tarefa para essa atividade MAPA será pensar como um gestor de Recursos Humanos e também como sendo um colaborador.

a) Como Gestor(a) de Recursos Humanos, descreva três ações a serem implementadas pela empresa Belo Lar afim de promover melhorias na produtividade das equipes de trabalho e em sua qualidade de vida.

 b) Como colaborador(a) da empresa Belo Lar, descreva três ações a serem adotadas no dia a dia do trabalho afim de ajudar na melhoria da produtividade individual e também na melhoria da qualidade de vida.

c) Escreva um texto (máximo 10 linhas), explicando sobre a importância dos Gestores de Recursos Humanos implementarem ações que visam melhorar a Qualidade de vida no ambiente organizacional, e os benefícios gerados para a empresa e o colaborador.

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