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21 de fev. de 2022

MAPA - SISIN - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 51/2022

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MAPA - SISIN - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 51/2022 

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1ª QUESTÃO

Com o surgimento das novas tecnologias de informação, o mundo alterou por completo a visão sobre os parâmetros da acessibilidade, disponibilidade e distância. À medida que se estudam e se procuram enquadrar dinâmicas internacionais, rapidamente se recai neste tema tão premente e difundido pelos próprios meios que o compõe. Estas estruturas, tendencialmente, influenciam na opinião pública, sendo que estão à disponibilidade de todos e, na maioria das vezes, até contra vontade dos utilizadores. Sendo um agente, cada vez mais influenciador no que concerne ao apoio à decisão política, acaba por chegar às variâncias que dificultam a governança e podem inclusive gerar acérrimos debates sobre a sua utilização. Estamos perante o ciberespaço. Confrontados com todas as suas capacidades, é nos permitido vislumbrar tanto aspectos positivos como negativos que advêm da sua utilização. O estudo o ciberespaço e do que ele envolve é complexo e carece de uma exploração por diferentes termos, que os definam: Ciberespaço – “é o ambiente artificial criado por meios informáticos no qual se agrupam e relacionam utilizadores, linhas de comunicação, sites, fóruns, serviços de internet e outras redes” Cibersegurança – é a garantia de fiscalização e ‘policiamento’ do ciberespaço de forma a garantir uma eficaz reação à prática criminosa. Guerra da Informação – “pode ser definida como qualquer ação de negação, exploração, corrupção, ou destruição das estruturas e funções de informação do adversário, ao mesmo tempo, adotando condutas para contrariar essas ações quando provenientes do adversário, e potenciando as próprias capacidades de gestão de informação.” Ciberguerra – “é a materialização de ação de defesa ou de ataque contra todo o gênero de estruturas da informação e redes de computador, em que o campo de batalha é conduzido numa dimensão digital.” MILITÃO, O. P. Guerra da Informação: a cibersegurança, a ciberdefesa e os novos desafios colocados ao sistema internacional. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014. Compreendemos que hoje o acesso às informações está cada vez mais ao "alcance de nossas mãos” ou em apenas alguns clicks. Ao mesmo tempo que colocamos à disposição dos usuários mais informações, também podemos deixar nossos sistemas mais frágeis, acredito eu que em algum momento, você deve ter escutado falar dos problemas de invasão ao sistema de grandes empresas e sites governamentais. Hoje, ao pensarmos em um novo sistema (web ou não) devemos pensar em todos os processos de segurança que envolvem cibersegurança e ciberdefesa perante a possíveis falhas oriundas de redes ou não. Com base no contexto apresentado, lhe convido a pensar como analista de sistemas e cibersegurança que foi contratado para fazer a certificação dos 4 projetos da empresa DV AgroCampo, projetos estes: Site, Intranet, Extranet e ERP. A empresa atua no ramo de insumos agrícolas. Para isso é necessário criar uma rotina de testes, métricas e apurações a serem realizadas em cada projeto, lembre-se que o acesso a Redes é um dos fatores primordiais para comunicação.

Nesta atividade MAPA, sua missão é desenvolver uma Planejamento de teste de verificação de cibersegurança simples para todos os 4 projetos. Para cada planejamento deve-se constar as informações: Atividade Como Responsável Causa/efeito Solução Imp acto O que será analisado: EX: Verificação de SQL Injection, Portas do servidor liberada… Como e qual será o procedimento: EX: Varredura com Software, ou manual Será uma pessoa ou software que irá realizar? Quem? Realização Automática Com base no que está sendo analisado, qual a sua causa e efeito para a empresa Informar / indicar uma solução caso algum problema de cibersegurança for detectado. Baix o, Méd io e Alto. OBS: este é apenas 1 exemplo. Você deve enviar como resposta de sua atividade seus dados acadêmicos e seu plano em Word ou PDF, contendo no mínimo para cada projeto: 2 problemas de impacto baixo, 1 de impacto médio e 2 de impacto alto. Regras: 1 - Ao todo deve-se entregar 20 testes, sendo 5 para cada sistema, o mesmo tipo de teste não pode ser utilizado por mais de 2 vezes no planejamento total, ou seja, caso você indique varredura de portas, esta ação poderá ser aplicada apenas em 2 sistemas a sua escolha. 2 - O mesmo tipo de teste não pode acontecer em duplicata no mesmo sistema, ou seja, não será possível fazer a verificação de SQL Injection mais que uma vez no mesmo sistema, o teste poderá acontecer por mais de uma vez em sistemas diferentes, não invalidando a regra anterior

ATIVIDADE 1 - SI - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Cabeamento estruturado é um sistema composto por cabos, conectores, condutas e dispositivos, que permite a conectividade à rede de telecomunicações em um edifício. Essa estrutura é fundamental para que se possa estabelecer uma conexão facilitada para o uso de telefone e Internet em seu prédio. Entretanto, entender como é seu funcionamento, bem como o que deve ser observado no momento da sua instalação, é essencial para seu bom desempenho. Antes de compreender sua importância, é interessante também saber como deve ser feita essa estruturação. Composta por 6 subsistemas, ela deve sempre ser feita por debaixo de pisos, canaletas e dutos sendo que cada um deles possui as suas próprias especificações de instalação, desempenho e tipo de teste. Todo esse trabalho deve ser orientado pela norma nacional NBR 14565, que define os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação dessa rede, de forma a minimizar interrupções e falhas no processo. ALOO. Entenda como funciona o sistema de cabeamento estruturado. Aloo Teleco, 30 dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3tOdrIT. Acesso em: 04 fev. 2022. A norma nacional NBR 14565 apresenta diversas propriedades para a elaboração da infraestrutura do cabeamento de toda a organização. Você poderá estar se perguntando “Afinal, por que eu devo saber disso”, conhecer o ecossistema no qual está inserido lhe dará uma visão mais clara sobre como funcionam as interligação e comunicação entre os sistemas. Em um sistema desenvolvido, a organização e boas práticas são essenciais, isso também reflete sobre a identificação adequada dos cabos em um rede. A norma NBR 14565 apresenta uma forma de identificação dos cabos, conforme apresentado a seguir:


MAPA - SISIN - E-MARKETING - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Olá, aluno! Você já deve ter entendido que os influenciadores digitais possuem grande poder para motivar às pessoas ao ato de comprar e consumir. Esse novo “agente” de propagandas é uma novidade, nascida no séc. XXI, com a expansão da internet e das tecnologias de comunicação. Por meio das redes sociais, principalmente Facebook, Instagram, Tik Tok e YouTube, essas pessoas geram conteúdo capaz de engajar pessoas comuns, convencendo-as de que alguns produtos são melhores que outros. Sendo assim, compreender como esses influenciadores agem é fundamental para compreendermos o emarketing e o seu potencial robusto de conversão de tráfego em vendas. Desse modo, você deverá: 1) Escolha um influenciador digital e registre: a) Nome; b) Nome do Canal; c) Quantidade de seguidores/inscritos; d) Conteúdo trabalhado; 2) Escolha um vídeo/post e faça uma análise, elaborando um processo interpretativo, utilizando o esquema das “etapas do processo de comunicação” presente em seu livro didático. Boa Atividade! ALTERNATIVAS

 

ATIVIDADE 1 - SI - E-MARKETING - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Leia o excerto abaixo: “A maioria dos brasileiros migraram para compras digitais, aumentando o volume desse tipo de gastos. É o que mostra a pesquisa “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia” realizada em junho de 2021 pela consultoria MOB INC. O mapeamento contou com participação de 200 pessoas com idades entre 20 e 65 anos, de diferentes extratos sociais, com predominância da classe média. Dos entrevistados, 97% declararam que aumentaram seu volume de compras por meios digitais”. MERCADO & consumo. Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros aumentaram gastos com compras online. Disponível em https://mercadoeconsumo.com.br/2021/07/28/pesquisa-mostra-que-brasileirosaumentaram-gastos-com-compras-online/. Acessado em 03 de dezembro de 2021. Para aproveitar a oportunidade salientada no excerto anterior, é preciso compreender como o consumidor se comporta. Sendo assim, com base em seu material, responda quais são as categorias de e-shoppers, bem como suas características. 

MAPA - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Durante esta disciplina, vamos conhecer sobre alguns dos principais modelos de boas práticas, utilizados por muitas organizações na implantação da governança em TI. Dentre eles, o COBIT, que visa garantir o alinhamento estratégico entre a TI e os objetivos do negócio. O COBIT apresenta uma estrutura composta por processos que são divididos em domínios distintos que auxiliam os gestores na tomada de decisões. Sendo assim, o modelo permite que a organização possa mensurar o nível de maturidade, viabilizando as ações de melhoria continua de seus processos. Estes níveis são apresentados da seguinte forma: Maturidade Nível 1 – Inicial / Ad Hoc Há evidências de que a organização reconheceu que problemas existem e devem ser endereçados. Entretanto, não há processos padronizados. Em vez disso, abordagens pontuais são adotadas e há uma tendência de serem aplicadas em uma base individual ou caso-a-caso. A abordagem geral de gerenciamento é desorganizada. Em resumo, já existe processo, só que ainda são ad hoc, tende a ser aplicado a um individuo ou tratado casualmente. De forma geral ainda o gerenciamento é desorganizado. Maturidade Nível 2- Repetível, mas intuitivo Processos foram desenvolvidos ao estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas executando a mesma tarefa. Não há treinamento formal ou comunicação sobre os procedimentos padronizados, e a responsabilidade é tratada de maneira individual. A um alto grau de dependência no conhecimento de indivíduos e erros são muito comuns. Maturidade Nível 3 – Processos Definidos Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento. É mandatório que estes processos sejam seguidos. É incomum que desvios sejam detectados. Os procedimentos propriamente ditos não são sofisticados, mas existe a formalização sobre as práticas existentes. Maturidade Nível 4 – Gerenciados e Medidos O Gerenciamento monitora e mede a aderência aos procedimentos e toma ações onde os processos parecem não estar funcionando efetivamente. Processos estão sob melhoria constante e fornecem melhores práticas. Ferramentas automatizadas são utilizadas em uma maneira limitada ou fragmentada. Maturidade Nível 5 – Otimizado Processos foram refinados ao nível de boas práticas, baseados nos resultados de melhoria contínua e modelos de maturidade com outras empresas. TI é utilizada de maneira integrada para automatizar os fluxos de trabalho, fornecendo ferramentas para melhoria de qualidade e efetividade, fazendo que a organização rapidamente se adapte. Diante do que foi apresentado e dos conhecimentos que são adquiridos nesta disciplina, a atividade MAPA consiste em realizar o mapeamento do nível de maturidade de sua empresa. Sendo assim, analise o atual cenário da empresa em que você trabalha (ou entreviste um amigo, parente, etc.), descrevendo como são realizados os principais processos da TI, ao menos 3 deles, destacando os pontos fortes e fracos. Em seguida, classifique este cenário em um dos 5 níveis de maturidade apresentados pelo COBIT e para finalizar apresente sugestões de melhorias para estes processos a fim de alcançar um melhor nível de maturidade (pode ser qualquer um deles). Orientações: - Procure apresentar uma descrição breve da empresa. - Descreva ao menos 3 processos; - Identifique e descreva os pontos fortes e fracos de cada processo. - Classifique o nível de maturidade da empresa, a partir do que foi apresentado no texto acima. Lembre-se que esta classificação precisa estar condizente com as descrições feitas por você. - Por fim, apresente melhorias que condicione a empresa a um novo nível de maturidade (que seja melhor que o anterior).

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