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21 de fev. de 2022

MAPA - TI - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 51/2022

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MAPA - TI - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 51/2022

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1ª QUESTÃO

A biblioteca ITIL contempla vários aspectos da gestão de serviços e aplicar as melhores práticas que trazem grande valor à TI como um todo. São 5 aspectos a serem considerados: A) Estratégia de serviços: nessa fase você deve planejar e garantir que os serviços prestados pela TI estejam alinhados com a estratégia da empresa. B) Desenho de serviços: desenhar o funcionamento, tantos nos aspectos da capacidade quanto a demanda prevista, e outros pontos como qualidade, segurança e quem fornecerá o serviço. C) Transição de serviços: controla as mudanças, testes, validações, liberações e implantações, o banco de dados de gerenciamento da configuração de itens relevantes para a TI. D) Operação de serviços: o serviço entra em produção, sendo utilizado pelo usuário que atesta a qualidade esperada e a entrega de valor é percebida. E) Melhoria contínua de serviços: permeia todos os outros estágios, com a finalidade de melhorar o planejamento, o desenho, a implantação e a operação do serviço. No contexto da entrega de valor, considere o cenário descrito: A TI Academy oferece cursos de formação de mão de obra em TI. Os seus principais clientes atualmente são as empresas de desenvolvimento de software que financiam bolsas de estudo. Para 2022, a diretoria definiu como principal objetivo estratégico o aumento do faturamento em 15%. Para alcançar esse objetivo, serão contratados novos funcionários que terão a missão de realizar vendas para estudantes, desenvolvedores e empresas de software. O seu objetivo enquanto gestor de TI é garantir que a TI forneça os serviços certos para apoiar os objetivos da empresa. Para realizar esse trabalho você deve ter o foco e a clareza de cada estágio, elaborando questionamentos e indicações para cada uma das etapas da ITIL. 

ATIVIDADE 1 - TI - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 51/2022

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1ª QUESTÃO

A empresa TI Academy Brasil oferece o serviço de universidade corporativa para diversas empresas parceiras, com produtos cada vez mais personalizados. Com a intenção de sempre oferecer o melhor atendimento aos seus clientes da organização e agregar ainda mais valor aos seus produtos e serviços foi criado o suporte Help Desk. O Help Desk funciona para que os clientes busquem orientações, esclareçam dúvidas, identifiquem as melhores soluções entre outras situações afim. É fundamental que as equipes de suporte sejam capazes de escalar as suas atividades e otimizar os seus processos. Para isso as equipes foram divididas em níveis de atendimento, tomando ao framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library) como orientação. Assim, com base nos processos ITIL, os níveis de atendimento foram desenhados as seguintes práticas: Suporte Nível 1 - Realizar o registro indicado pelo cliente - Prestar suporte às dúvidas dos usuários - Fazer a triagem do problema e providenciar os devidos encaminhamentos - Registrar as solicitações de serviços Suporte Nível 2 - Visitas técnicas ao cliente - Serviço de consultoria e suporte - Suporte e análise sobre questões relacionadas à segurança Suporte Nível 3 - não está desenhado ainda. Como você pode perceber, o nível 3 do suporte Help Desk ainda não está implementado (desenhado). Deseja-se o seguinte:

O suporte Help Desk de nível 3 está voltado para atendimento de chamados mais complexos. A equipe de Suporte Nível 3 do Help Desk deve alinhar a sua atuação para resolver o problema apontado pelo usuário da melhor maneira e dentro do menor tempo possível. Tendo por base o que já foi desenhado para os níveis 1 e 2 do Help Desk, inclua tarefas ao Suporte Nível 3.

MAPA - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Cores exibidas em monitores e telas são definidas a partir do código hexadecimal, que é composto do sinal de sustenido (#) mais seis dígitos. Os dois primeiros definem a intensidade da cor vermelha; os dois do meio dizem respeito ao verde e os dois últimos, ao azul. Cada cor tem 256 tonalidades. No hexadecimal, elas são definidas por números e letras, que vão de 0 até 9 e de A até F. Por exemplo, o código #FF0000 indica tonalidade máxima de vermelho e nada de verde nem de azul. Ou seja, essa é cor vermelho. A partir das misturas dessas três cores, obtém-se qualquer outra cor. É por isso que o sistema de cores de tela ganha o nome de RGB. É a mistura de red (vermelho), green (verde) e blue (azul). TRACTO. O que é o código hexadecimal? 2013. Disponível em: https://www.tracto.com.br/o-que-e-codigohexadecimal-como-descobri-lo-em-uma-imagem/ acessado em: 18 de novembro de 2021. A partir das informações acima imagine a seguinte situação: Você está digitando um texto e precisa colocar o título em uma cor específica utilizando a código hexadecimal dessa cor. Para descobrir a cor e o valor em hexadecimal você precisará: a) Verificar qual é o sétimo número do seu RA contando da esquerda para a direita. Por exemplo: 20044385- 5 b) Depois confira na tabela a seguir qual é o binário correspondente a esse dígito:

c) Converta o número binário em hexadecimal explicando como chegou ao resultado. 

d) Informe qual é a cor encontrada.

Dica: Após encontrar o valor hexadecimal você pode pesquisar a cor nesse site: https://ajuda.getcommerce.com.br/article/506-tabela-de-cores-hexadecimal ORIENTAÇÃO DE ENVIO: 1. Use o Word para responder. 2. Salve com a extensão .DOC ou PDF. ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Só é permitido enviar um arquivo.


ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

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1ª QUESTÃO 

A álgebra booleana é usada para analisar e simplificar circuitos digitais, ela tem sido fundamental no desenvolvimento da eletrônica digital e está contida em todas as linguagens de programação modernas. Os circuitos digitais são construídos a partir de um pequeno número de elementos primitivos - as portas lógicas. As portas lógicas são usadas para implementações físicas da álgebra de Boole e elas formam a base do hardware a partir do qual todos os circuitos digitais são construídos. Organização Estruturada de Computador – INPE. Disponível em: https://www.dpi.inpe.br/~carlos/Academicos/Cursos/ArqComp/aula_5bn1.html acessado em: 16 de novembro de 2021. (adaptada) Pautando-se nessas informações construa a tabela verdade do circuito a seguir e encontre as saídas X, Y e Z das entradas A e B:




MAPA - ADSIS - MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO - 51/2022

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QUESTÃO 1

Constantemente, as organizações questionam se os resultados por elas desejados estão sendo alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários, entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é conhecido. 

A utilização de gráficos de controle e métodos estatísticos provê uma visão quantitativa do comportamento de seus processos. Metaforicamente, os gráficos de controle estão para os profissionais da área gerencial e da área de tecnologia, assim como um medidor de temperatura está para um profissional que cuida do processo de transformação da matéria-prima em aço e que precisa realizar determinadas ações, de acordo com a temperatura atingida pelos materiais ao longo do processo. Ou seja, os gráficos de controle guiam as tomadas de decisões fornecendo o conhecimento necessário sobre o comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de processos, a gerência de processos permite estabilizar e manter estáveis os níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que resultados futuros sejam previstos, colaborando assim, para um melhor alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho dos processos. 

Adaptado de: UTILIZAÇÃO do controle estatístico de processos na melhoria de processos de software. [S.l]: DEVMEDIA, 2012. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-12-utilizacao-do-controle-estatistico-de-processos-na-melhoria-de-processos-de-software/12564. Acesso em: 20 novembro. 2021. 


Convencido sobre a importância do tratamento de dados por meio da estatística, Matheus, um profissional da área de tecnologia de informação de uma empresa, precisa fazer uma análise sobre os dados, a seguir, que refere-se à produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de processamento de cana de açúcar. 


Com as informações anteriores, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados. Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder às seguintes situações:

a) Uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição de frequência contínua construída pelo Matheus. (Atenção, no cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes, arredonde o valor obtido para cima). 

b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.

Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas anteriores?

c) Com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média, mediana e da moda. Apresente, aqui, os cálculos, assim como a interpretação que Matheus vai obter ao realizar tais medidas. (Atenção, faça os cálculos das medidas de posição a partir da distribuição de frequência construída na letra a, NÃO calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial do enunciado). 
 

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