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21 de fev. de 2022

MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022

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MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022

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QUESTÃO 1

Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
 
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
 
Como programar em equipe pode ser possível? O que acontece se você trabalha em padrões de código de uma maneira e a outra pessoa de outra? E se ambos pensarem na mesma solução e trabalharem ao mesmo tempo nela sem saberem? Não seria uma perda de tempo? Como é possível estar sempre ligado no que o outro está fazendo e organizar as tarefas?
Parece maluco, mas é bem possível e proveitoso codificar com outras pessoas. Assim como em outros projetos, será enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação. Mas se ligue, algumas coisas precisam ser estabelecidas.
O primeiro passo para programar em equipe é criar padrões. Reúna-se com a equipe para dividir o projeto em módulo, estabeleça uma interface entre estes módulos, defina as funções de cada um deles e os parâmetros que serão criados para elas. Além disso, não se esqueçam de:
1) Criar um documento com todos os padrões estabelecidos, se certificando de que eles englobam o que toda a equipe deseja para a plataforma;
2) Designar um responsável por monitorar o código de forma que estes padrões sejam seguidos e organizados;
3) Sempre avaliar a entrada de novos membros que se adequem aos padrões estabelecidos, assim como que possam trazer ideias que possam melhorar o que já foi definido.
Como em qualquer tipo de relação, a chave de ouro para um time de desenvolvimento é a comunicação. Fale o tempo todo, o máximo que puder. Se comunique sempre que for necessário e quando não for também! Resolvam as coisas, sentem-se um do lado do outro ou compartilhem telas para entender realmente o que está acontecendo.
Principalmente, façam revisões constantes do código, sigam os padrões estabelecidos no começo e aproveitem a oportunidade de compartilhar ideias sobre as dúvidas que tiverem em qualquer etapa. Essa é a parte mais gostosa de qualquer código feito em equipe, além dos empurrões que cada um pode dar ao outro para seguir confiantes. Prepare os dedos e go team!
 
Disponível em: <https://blog.mastertech.com.br/tecnologia/como-programar-em-equipe-codigo-tambem-faz-parceiros-de-time/>. Acesso em: 20 jan. 2022. (Adaptado).
 
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema

A Sísifo Sistemas é uma grande empresa do ramo de programação. As principais atividades desenvolvidas pela empresa podem ser resumidas em: a) realização e documentação do levantamento de requisitos necessários para a realização da implementação do software almejado pelo cliente; b) recebimento da documentação, criação do banco de dados e implementação propriamente dita dos requisitos levantados, criando o software (sistema); e c) teste e verificação se o sistema está de acordo com os parâmetros/requisitos levantados para poder entregar o sistema para o cliente. Dado que vários projetos são desenvolvidos ao mesmo tempo na empresa, a Sísifo Sistema possui três equipes de programadores altamente capacitados, Equipe Lobo, Equipe Águia e Equipe Tubarão. O método de trabalho adotado na empresa segue o seguinte parâmetro, cada atividade da empresa pode ser designada a apenas uma equipe, e cada equipe pode realizar apenas uma atividade. O tempo de processamento de cada atividade por cada equipe está ilustrado na Tabela abaixo.
 
 Tempo (horas)
AtividadeEquipe LoboEquipe ÁguiaEquipe Tubarão
Levantamento dos requisitos567084
Criação do banco de dados e implementação1059184
Teste e verificação568470
 
Elaborado pelo professor, 2022.


TECERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
 
Situação hipotética:
Considere que você, engenheiro (a) de sucesso, seja o (a) proprietário (a) da Sísifo Sistemas, em que dentro das suas atribuições está designar qual equipe ficará responsável por qual atividade desenvolvida dentro da empresa. Assim, você precisa analisar toda a situação problema exposta na Segunda Etapa e fazendo uso da Programação Linear minimizar o tempo total de realização.
 
Agora, com base nessas informações, você deverá:
 
1) Construir o modelo de programação linear que minimize o tempo total de realização das atividades pela empresa. Nesse modelo deve estar identificado as Variáveis de Decisão, a Função Objetivo e as Restrições do problema.
 
2) Utilizando a ferramenta Solver do Excel® apresentar a solução ótima do problema, com a definição de qual equipe deve realizar qual atividade. Essa solução deve estar apresentada na Planilha Layout de uso do Solver utilizada na disciplina (ela será o Formulário Padrão desse M.A.P.A.) com todos os campos preenchidos.

3) Considerando o tempo gasto por cada equipe realizando cada uma das atividades, na possibilidade de contratação de novos programadores, estes deveriam ser alocados para qual atividade? Justifique a sua resposta.
 

Observações importantes:
- A situação problema apresentada nessa atividade é uma simplificação da realidade, mas a validade do raciocínio exigido permanece.
- Assista ao vídeo de orientação da atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Qualquer dúvida, entre em contato com o professor mediador.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.​

ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

MAPA - ESOFT - QUALIDADE DE SOFTWARE - 51/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Qualidade de Software

conceito da qualidade tem hoje importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software.
Qualidade hoje em dia não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.

Na medida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato, significa qualidade de software.
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(Fonte: disponível em: https://www.devmedia.com.br/qualidade-de-software-engenharia-de-software-29/18209 .  Acessado em jan.2021)

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A Qualidade de Software está relacionada à Engenharia de Requisitos, pois os instrumentos de avaliação de qualidade serão aplicados, em parte, aos requisitos. Isso, com o intuito de conferir se eles foram totalmente atendidos, parcialmente ou não foram atendidos. 
 
Assim, suponha um cliente está requisitando o desenvolvimento de um sistema simples para o Controle Financeiro de uma Loja de Peças Importadas. O sistema deverá conter as seguintes funcionalidades:
- Contas a Receber (inclusão, alteração, exclusão e consulta). Para tanto, cada receita deverá conter os seguintes dados: número de controle, descrição da receita, data de recebimento e valor recebido.
- Contas a Pagar (inclusão, alteração, exclusão e consulta). Para tanto, cada despesa deverá conter os seguintes dados: número de controle, descrição da despesa, valor a pagar, data de vencimento, data de pagamento e valor pago.
- Fluxo de Caixa (Contas a Receber, Contas a Pagar, Fechamento de Caixa, Balanço financeiro).

Com a posse desses dados, imagine que você seja um Avaliador de Qualidade na empresa desenvolvedora do sistema para o Controle Financeiro para a Loja de Peças Importadas.
Sua tarefa para o MAPA é propor a elaboração de uma avaliação de qualidade através do Controle de Qualidade para o software desenvolvido e que será entregue ao cliente, a fim de verificar se os requisitos solicitados foram atendidos ou não atendidos.

Dessa forma:

1. Estabeleça os critérios para avaliação classificando cada item do critério para a informação da avaliação. Para facilitar, elabore uma tabela com os critérios de avaliação.
Por exemplo: "Sim ou não", "0 a 10", "1 a 5" , “de acordo”, “atendido” etc.,

2. Elabore questões ou quesitos a serem respondidos pelo avaliador de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos por você. As questões/quesitos podem ser divididas em seções ou por funcionalidades. Para facilitar, elabore uma tabela com as questões ou quesitos.
Por exemplo: “A consulta permite a especificação de um período”.
 
OBS:  Você deverá entregar duas tabelas: uma com os critérios de avaliação e outra com as questões ou quesitos a serem respondidos pelo avaliador.


* Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.


ATENÇÃO: 
- A
 entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc.pdf ou planilha do excel.
- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações.
Por favor, não insista.

Orientações:
•   Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
•   Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

MAPA - ESOFT - MODELAGEM DE SOFTWARE - 51/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

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​Segundo Silva et al. (2019), o projeto Blind Vision consiste em um protótipo equipado com um sensor ultrassônico que detecta um obstáculo à frente do deficiente visual, a partir de um metro e meio em um raio de oitenta graus, acionando um aviso sonoro. Essa tecnologia dá uma noção de distância ao deficiente visual para que possa se desviar do obstáculo e parar o aviso sonoro. Incorporado ao protótipo tem um sensor piroelétrico, que é capaz de captar a quantidade de calor de um ser vivo, e realizar a diferenciação entre um obstáculo e um ser vivo. Caso o deficiente visual também tenha problemas de audição um vibracall emitirá vibrações no usuário.  O protótipo é ligado a uma bateria de 9v, que deve ser trocada com o decorrer do tempo. Apesar de diminuir os acidentes que ocorrem com os deficientes visuais da cintura para cima, o protótipo não busca substituir o cão guia e a bengala, mas ser um método adicional de segurança.  

SILVA, V. C. da et al. Visão Cega. Ciências  Exatas e da  Terra e a Dimensão  Adquirida  através da Evolução  Tecnológica  3 - Capítulo 9. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Acesso em 07 de fev. De 2022 Disponível em < https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/07/E-BOOK-Ciencias-Exatas-e-da-Terra-3-1.pdf> 

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Para a atividade Mapa, você deve levar em consideração o texto exposto acima e a leitura do artigo sobre Visão Cega disponível no link acima.
A partir da leitura do artigo sobre Visão Cega, referente ao protótipo Blind Vision, desenvolva um projeto de engenharia reversa. 
Você vai partir do protótipo e fazer a modelagem de software de acordo com o que se pede a seguir: 

1) Qual é a arquitetura de software indicada para esse projeto? Justifique a sua resposta. 
2) Crie um diagrama de casos de uso para representar o escopo do sistema. 
3) Como você deve ter percebido é necessário realizar algumas configurações de temperatura, distância e análise de carga. Para isso, esboce um diagrama de classes com as devidas operações. 
4) Crie um diagrama de comunicação para representar a interação entre os sensores, o controlador e os atuadores. 
5) Elabore um diagrama de atividades que represente a entrada, processamento e saída de dados do sistema em um ponto de detecção de obstáculo. 

Ao realizar as atividades 2 a 5 você terá elaborado a modelagem de software utilizando os 4 modelos fundamentais: contexto, estrutural, interação e comportamental.

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* Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.


ATENÇÃO: 
A entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.
- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe.
- Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:
- Ao serem identificadas respostas idênticas entre trabalhos pelo setor de avaliação, as respectivas atividades serão penalizadas com desconto na nota. Portanto, sempre que possível, elabore seu próprio texto e utilize de referências bibliográficas consultadas. Lembre-se o MAPA é uma atividade individual e avaliativa.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!


MAPA - ESOFT - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO - 51/2022

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QUESTÃO 1

O uso da tecnologia, de modo geral, tem como foco trazer praticidade, comodidade, segurança e economia.

Pensando nisso, a ideia de automatizar uma residência busca o mesmo objetivo.
A automação residencial vem ganhando espaço no mercado nos últimos tempos, não pela modernidade e status, mas sim pela questão da segurança e praticidade proporcionada às pessoas, principalmente as pessoas com alguma deficiência física que, por exemplo, não podem se locomover o tempo todo para executar tarefas simples, como abrir uma janela, porta ou acender uma luz.

Para que a automação residencial ocorra são necessários alguns equipamentos - de preferência de baixo custo - como placas de Arduino, que são interligadas aos dispositivos automatizados da residência através de um servidor web. A quantidade e variedade de dispositivos que podem sem instalados em uma residência são enormes. Os dispositivos que o sistema apresenta são as luzes, condicionador de ar, portão eletrônico, sensor e alarme.

Nesse contexto, imagine que você, futuro engenheiro de software, foi contratado para automatizar os circuitos elétricos de uma residência de médio padrão.
O proprietário encaminhou para sua análise o projeto da edificação e a fachada conforme figura a seguir.





Com essas informações passadas a você, antes de iniciar o programação do arduino que será utilizado nessa automação, se faz necessário a execução de algumas operações que você como engenheiro de software deve realizar a fim de simplificar o processo de automação, lembre-se que a programação nesse momento é uma situação hipotética, não deve ser apresentada.

Logo, para realizar o Mapa você deve resolver os 4 exercícios a seguir. 
 

Exercício 1

Determinar a expressão lógica para os circuitos do Quarto, da Sala e cozinha e da área externa.

Exercício 2

Determinar através do logisim o circuito associado a cada uma das expressões.

Exercício 3

Determine a tabela verdade de cada uma das expressões do exercício 1.

Exercício 4

Determine a expressão simplificada associada a cada uma das expressões dada no Exercício 1.
 

Dica: Utilize mapa de Karnaugh ou simplificação através de implicações lógicas.


ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos (.doc, .docx. jpeg, jpg, .png), (.pdf) e, arquivo compactado caso a sua atividade envolva mais de um arquivo quando solicitado (.zip) . Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
* Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. (O uso do template seria opcional)

MAPA - ESOFT - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

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Neste mapa, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

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A tabela usada para representar a expressão booleana de um circuito digital é comumente conhecida como tabela verdade. Uma tabela verdade mostra todas as combinações possíveis de entrada e saída de um circuito lógico.
 

De posse dessas informações e considerando seu conhecimento, analise a tabela a seguir e faça o que se pede:

a) Calcule todas as saídas para A.B.C e apresente a tabela verdade.

b) Calcule todas as saídas para A+B+C e apresente a tabela verdade.

c) Se alterarmos o valor da Entrada A linha 6 para 0 e calcularmos A.B.C o resultado será verdadeiro? Justifique sua resposta.

d) Na linha 8 se colocarmos todas as entradas como 0 teremos uma porta XOR? Justifique sua resposta.
 

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