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21 de fev. de 2022

MAPA - ESOFT - QUALIDADE DE SOFTWARE - 51/2022

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MAPA - ESOFT - QUALIDADE DE SOFTWARE - 51/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Qualidade de Software

conceito da qualidade tem hoje importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software.
Qualidade hoje em dia não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.

Na medida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato, significa qualidade de software.
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(Fonte: disponível em: https://www.devmedia.com.br/qualidade-de-software-engenharia-de-software-29/18209 .  Acessado em jan.2021)

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A Qualidade de Software está relacionada à Engenharia de Requisitos, pois os instrumentos de avaliação de qualidade serão aplicados, em parte, aos requisitos. Isso, com o intuito de conferir se eles foram totalmente atendidos, parcialmente ou não foram atendidos. 
 
Assim, suponha um cliente está requisitando o desenvolvimento de um sistema simples para o Controle Financeiro de uma Loja de Peças Importadas. O sistema deverá conter as seguintes funcionalidades:
- Contas a Receber (inclusão, alteração, exclusão e consulta). Para tanto, cada receita deverá conter os seguintes dados: número de controle, descrição da receita, data de recebimento e valor recebido.
- Contas a Pagar (inclusão, alteração, exclusão e consulta). Para tanto, cada despesa deverá conter os seguintes dados: número de controle, descrição da despesa, valor a pagar, data de vencimento, data de pagamento e valor pago.
- Fluxo de Caixa (Contas a Receber, Contas a Pagar, Fechamento de Caixa, Balanço financeiro).

Com a posse desses dados, imagine que você seja um Avaliador de Qualidade na empresa desenvolvedora do sistema para o Controle Financeiro para a Loja de Peças Importadas.
Sua tarefa para o MAPA é propor a elaboração de uma avaliação de qualidade através do Controle de Qualidade para o software desenvolvido e que será entregue ao cliente, a fim de verificar se os requisitos solicitados foram atendidos ou não atendidos.

Dessa forma:

1. Estabeleça os critérios para avaliação classificando cada item do critério para a informação da avaliação. Para facilitar, elabore uma tabela com os critérios de avaliação.
Por exemplo: "Sim ou não", "0 a 10", "1 a 5" , “de acordo”, “atendido” etc.,

2. Elabore questões ou quesitos a serem respondidos pelo avaliador de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos por você. As questões/quesitos podem ser divididas em seções ou por funcionalidades. Para facilitar, elabore uma tabela com as questões ou quesitos.
Por exemplo: “A consulta permite a especificação de um período”.
 
OBS:  Você deverá entregar duas tabelas: uma com os critérios de avaliação e outra com as questões ou quesitos a serem respondidos pelo avaliador.


* Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.


ATENÇÃO: 
- A
 entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc.pdf ou planilha do excel.
- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações.
Por favor, não insista.

Orientações:
•   Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
•   Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

MAPA - ESOFT - MODELAGEM DE SOFTWARE - 51/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

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​Segundo Silva et al. (2019), o projeto Blind Vision consiste em um protótipo equipado com um sensor ultrassônico que detecta um obstáculo à frente do deficiente visual, a partir de um metro e meio em um raio de oitenta graus, acionando um aviso sonoro. Essa tecnologia dá uma noção de distância ao deficiente visual para que possa se desviar do obstáculo e parar o aviso sonoro. Incorporado ao protótipo tem um sensor piroelétrico, que é capaz de captar a quantidade de calor de um ser vivo, e realizar a diferenciação entre um obstáculo e um ser vivo. Caso o deficiente visual também tenha problemas de audição um vibracall emitirá vibrações no usuário.  O protótipo é ligado a uma bateria de 9v, que deve ser trocada com o decorrer do tempo. Apesar de diminuir os acidentes que ocorrem com os deficientes visuais da cintura para cima, o protótipo não busca substituir o cão guia e a bengala, mas ser um método adicional de segurança.  

SILVA, V. C. da et al. Visão Cega. Ciências  Exatas e da  Terra e a Dimensão  Adquirida  através da Evolução  Tecnológica  3 - Capítulo 9. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Acesso em 07 de fev. De 2022 Disponível em < https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/07/E-BOOK-Ciencias-Exatas-e-da-Terra-3-1.pdf> 

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Para a atividade Mapa, você deve levar em consideração o texto exposto acima e a leitura do artigo sobre Visão Cega disponível no link acima.
A partir da leitura do artigo sobre Visão Cega, referente ao protótipo Blind Vision, desenvolva um projeto de engenharia reversa. 
Você vai partir do protótipo e fazer a modelagem de software de acordo com o que se pede a seguir: 

1) Qual é a arquitetura de software indicada para esse projeto? Justifique a sua resposta. 
2) Crie um diagrama de casos de uso para representar o escopo do sistema. 
3) Como você deve ter percebido é necessário realizar algumas configurações de temperatura, distância e análise de carga. Para isso, esboce um diagrama de classes com as devidas operações. 
4) Crie um diagrama de comunicação para representar a interação entre os sensores, o controlador e os atuadores. 
5) Elabore um diagrama de atividades que represente a entrada, processamento e saída de dados do sistema em um ponto de detecção de obstáculo. 

Ao realizar as atividades 2 a 5 você terá elaborado a modelagem de software utilizando os 4 modelos fundamentais: contexto, estrutural, interação e comportamental.

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* Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.


ATENÇÃO: 
A entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.
- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe.
- Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:
- Ao serem identificadas respostas idênticas entre trabalhos pelo setor de avaliação, as respectivas atividades serão penalizadas com desconto na nota. Portanto, sempre que possível, elabore seu próprio texto e utilize de referências bibliográficas consultadas. Lembre-se o MAPA é uma atividade individual e avaliativa.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!


MAPA - ESOFT - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO - 51/2022

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QUESTÃO 1

O uso da tecnologia, de modo geral, tem como foco trazer praticidade, comodidade, segurança e economia.

Pensando nisso, a ideia de automatizar uma residência busca o mesmo objetivo.
A automação residencial vem ganhando espaço no mercado nos últimos tempos, não pela modernidade e status, mas sim pela questão da segurança e praticidade proporcionada às pessoas, principalmente as pessoas com alguma deficiência física que, por exemplo, não podem se locomover o tempo todo para executar tarefas simples, como abrir uma janela, porta ou acender uma luz.

Para que a automação residencial ocorra são necessários alguns equipamentos - de preferência de baixo custo - como placas de Arduino, que são interligadas aos dispositivos automatizados da residência através de um servidor web. A quantidade e variedade de dispositivos que podem sem instalados em uma residência são enormes. Os dispositivos que o sistema apresenta são as luzes, condicionador de ar, portão eletrônico, sensor e alarme.

Nesse contexto, imagine que você, futuro engenheiro de software, foi contratado para automatizar os circuitos elétricos de uma residência de médio padrão.
O proprietário encaminhou para sua análise o projeto da edificação e a fachada conforme figura a seguir.





Com essas informações passadas a você, antes de iniciar o programação do arduino que será utilizado nessa automação, se faz necessário a execução de algumas operações que você como engenheiro de software deve realizar a fim de simplificar o processo de automação, lembre-se que a programação nesse momento é uma situação hipotética, não deve ser apresentada.

Logo, para realizar o Mapa você deve resolver os 4 exercícios a seguir. 
 

Exercício 1

Determinar a expressão lógica para os circuitos do Quarto, da Sala e cozinha e da área externa.

Exercício 2

Determinar através do logisim o circuito associado a cada uma das expressões.

Exercício 3

Determine a tabela verdade de cada uma das expressões do exercício 1.

Exercício 4

Determine a expressão simplificada associada a cada uma das expressões dada no Exercício 1.
 

Dica: Utilize mapa de Karnaugh ou simplificação através de implicações lógicas.


ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos (.doc, .docx. jpeg, jpg, .png), (.pdf) e, arquivo compactado caso a sua atividade envolva mais de um arquivo quando solicitado (.zip) . Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
* Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. (O uso do template seria opcional)

MAPA - ESOFT - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Neste mapa, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
 

A tabela usada para representar a expressão booleana de um circuito digital é comumente conhecida como tabela verdade. Uma tabela verdade mostra todas as combinações possíveis de entrada e saída de um circuito lógico.
 

De posse dessas informações e considerando seu conhecimento, analise a tabela a seguir e faça o que se pede:

a) Calcule todas as saídas para A.B.C e apresente a tabela verdade.

b) Calcule todas as saídas para A+B+C e apresente a tabela verdade.

c) Se alterarmos o valor da Entrada A linha 6 para 0 e calcularmos A.B.C o resultado será verdadeiro? Justifique sua resposta.

d) Na linha 8 se colocarmos todas as entradas como 0 teremos uma porta XOR? Justifique sua resposta.
 

ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.



MAPA - SISIN - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Com o surgimento das novas tecnologias de informação, o mundo alterou por completo a visão sobre os parâmetros da acessibilidade, disponibilidade e distância. À medida que se estudam e se procuram enquadrar dinâmicas internacionais, rapidamente se recai neste tema tão premente e difundido pelos próprios meios que o compõe. Estas estruturas, tendencialmente, influenciam na opinião pública, sendo que estão à disponibilidade de todos e, na maioria das vezes, até contra vontade dos utilizadores. Sendo um agente, cada vez mais influenciador no que concerne ao apoio à decisão política, acaba por chegar às variâncias que dificultam a governança e podem inclusive gerar acérrimos debates sobre a sua utilização. Estamos perante o ciberespaço. Confrontados com todas as suas capacidades, é nos permitido vislumbrar tanto aspectos positivos como negativos que advêm da sua utilização. O estudo o ciberespaço e do que ele envolve é complexo e carece de uma exploração por diferentes termos, que os definam: Ciberespaço – “é o ambiente artificial criado por meios informáticos no qual se agrupam e relacionam utilizadores, linhas de comunicação, sites, fóruns, serviços de internet e outras redes” Cibersegurança – é a garantia de fiscalização e ‘policiamento’ do ciberespaço de forma a garantir uma eficaz reação à prática criminosa. Guerra da Informação – “pode ser definida como qualquer ação de negação, exploração, corrupção, ou destruição das estruturas e funções de informação do adversário, ao mesmo tempo, adotando condutas para contrariar essas ações quando provenientes do adversário, e potenciando as próprias capacidades de gestão de informação.” Ciberguerra – “é a materialização de ação de defesa ou de ataque contra todo o gênero de estruturas da informação e redes de computador, em que o campo de batalha é conduzido numa dimensão digital.” MILITÃO, O. P. Guerra da Informação: a cibersegurança, a ciberdefesa e os novos desafios colocados ao sistema internacional. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014. Compreendemos que hoje o acesso às informações está cada vez mais ao "alcance de nossas mãos” ou em apenas alguns clicks. Ao mesmo tempo que colocamos à disposição dos usuários mais informações, também podemos deixar nossos sistemas mais frágeis, acredito eu que em algum momento, você deve ter escutado falar dos problemas de invasão ao sistema de grandes empresas e sites governamentais. Hoje, ao pensarmos em um novo sistema (web ou não) devemos pensar em todos os processos de segurança que envolvem cibersegurança e ciberdefesa perante a possíveis falhas oriundas de redes ou não. Com base no contexto apresentado, lhe convido a pensar como analista de sistemas e cibersegurança que foi contratado para fazer a certificação dos 4 projetos da empresa DV AgroCampo, projetos estes: Site, Intranet, Extranet e ERP. A empresa atua no ramo de insumos agrícolas. Para isso é necessário criar uma rotina de testes, métricas e apurações a serem realizadas em cada projeto, lembre-se que o acesso a Redes é um dos fatores primordiais para comunicação.

Nesta atividade MAPA, sua missão é desenvolver uma Planejamento de teste de verificação de cibersegurança simples para todos os 4 projetos. Para cada planejamento deve-se constar as informações: Atividade Como Responsável Causa/efeito Solução Imp acto O que será analisado: EX: Verificação de SQL Injection, Portas do servidor liberada… Como e qual será o procedimento: EX: Varredura com Software, ou manual Será uma pessoa ou software que irá realizar? Quem? Realização Automática Com base no que está sendo analisado, qual a sua causa e efeito para a empresa Informar / indicar uma solução caso algum problema de cibersegurança for detectado. Baix o, Méd io e Alto. OBS: este é apenas 1 exemplo. Você deve enviar como resposta de sua atividade seus dados acadêmicos e seu plano em Word ou PDF, contendo no mínimo para cada projeto: 2 problemas de impacto baixo, 1 de impacto médio e 2 de impacto alto. Regras: 1 - Ao todo deve-se entregar 20 testes, sendo 5 para cada sistema, o mesmo tipo de teste não pode ser utilizado por mais de 2 vezes no planejamento total, ou seja, caso você indique varredura de portas, esta ação poderá ser aplicada apenas em 2 sistemas a sua escolha. 2 - O mesmo tipo de teste não pode acontecer em duplicata no mesmo sistema, ou seja, não será possível fazer a verificação de SQL Injection mais que uma vez no mesmo sistema, o teste poderá acontecer por mais de uma vez em sistemas diferentes, não invalidando a regra anterior

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